Medalhista Olímpico, Rafael Silva dá lições de perseverança na abertura do “COB nas Ruas 2014”

A importância de persistir
A importância de persistir

Manaus – Um atleta de ponta jamais deve desistir dos seus sonhos. Essa foi a principal lição passada pelo medalhista olímpico Rafael Silva, atração VIP do evento “COB nas Ruas 2014”, nesta quinta-feira, 10 de abril, no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, em Manaus. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

O objetivo do programa objetivo é divulgar as modalidades que serão disputadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e estimular o crescimento da prática esportiva no Brasil. Nesse sentido, a fala de Rafael Silva a centenas de estudantes da rede pública de ensino do Amazonas foi bastante esclarecedora e motivadora. “Sem sacrifícios não há vitória, não existe glória. Larguei minha família quando tinha 17 anos em busca do sonho de conquistar uma medalha olímpica”, lembrou o judoca de 26 anos, nascido no Paraná e que hoje mora em São Paulo.

GLÓRIA EM LONDRES 2012

“Baby”, como também é conhecido, foi carateca na infância. Descobriu o judô aos 15 anos e alcançou o topo da carreira em Londres 2012. O atleta da categoria acima de 100 kg fez história ao conquistar a medalha de bronze inédita em sua trajetória.

“Minha vida mudou desde então. Graças a essa medalha, hoje posso dizer que vivo somente do judô. O melhor é o reconhecimento do nosso trabalho”, disse o judoca, tratado como um verdadeiro herói pelos fãs amazonenses de todas as idades.

Aluno do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Melo e Póvoas, Leandro Martins, 15, aproveitou para aprender um pouco de luta olímpica. Ele foi ganhou um desafio e mostrou intimidade com o esporte disputado sobre o tapete. “Pratico jiu-jítsu e judô e tinha a curiosidade de conhecer a luta olímpica, que é muito forte aqui no Amazonas. Gostei da experiência e parabenizo os organizadores por esse dia de muito esporte aqui em Manaus”.

CLÍNICAS ESPORTIVAS

Em Manaus, o COB nas Ruas teve clínicas em três modalidades esportivas: luta olímpica, tênis de mesa e voleibol, tendo como meta envolver 1.000 pessoas. Todas as ações foram realizadas em parceria com as confederações e federações das três modalidades.

MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE

O COB nas Ruas é realizado em praças com grande circulação de público, para mobilizar a comunidade na participação em clínicas esportivas. Além disso, o programa contará sempre com palestras de atletas olímpicos ou pan-americanos, contando também com distribuição de brindes. Este ano, as cidades incluídas no COB nas Ruas são: Manaus (AM), Rio Branco (AC), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Uberlândia (MG), Sobral (CE), Cuiabá (MT) e Bento Gonçalves (RS).

Foto: Cleiton Viana – Sejel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.