Marinha do Brasil espalha no Amazonas o projeto “Barcas do Saber”

01-06barcasManaus – Incentivar a prática pela leitura será um dos atrativos do Projeto “Barcas do Saber” realizado em parceria com a Marinha do Brasil e a Rede Cascol de Combustíveis, que incentiva a revitalização de bibliotecas, por meio do Projeto “Biblioteca Casa do Saber”.Um acervo de 3.300 livros já estão disponíveis em dez barcas desde a última terça-feira, 27 de maio, para as comunidades ribeirinhas por meio das “Barcas do Saber”.

O projeto consiste em disponibilizar livros de títulos voltados à literatura infanto-juvenil e adulta, culinária, educação para a saúde, artesanato, meio ambiente e curiosidades em geral e serão disponibilizados nos Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) durante atendimento médico e odontológico à população ribeirinha.

O Lançamento do Projeto foi realizado na Comunidade do “Careiro da Várzea”, nas proximidades de Manaus, na última terça-feira, 27. Participaram da cerimônia inaugural: o Comandante do 9° Distrito Naval (Com9°DN), Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira; a Diretora Nacional das Voluntárias Cisne Branco, Sra. Sheila Royo Soares de Moura; o Diretor Operacional da Rede Cascol de Combustíveis, Sr. Antônio Matias e Sra; a Bibliotecária e Coordenadora Técnica do Projeto “Bibliotecas Casa do Saber”, Sra. Iza Antunes; a apoiadora e incentivadora do Projeto, professora Ana Beatriz Goldstein; e a Coordenadora de Projetos das VCBs Manaus, Sra. Sárvia Blum, entre outros convidados.

O Projeto “Bibliotecas Casa do Saber”, criado há sete anos, nasceu a partir da ideia de um grupo de funcionários da Rede Cascol e da solidariedade da população brasiliense em tornar a leitura mais acessível em locais afastados e de maior carência de bibliotecas.

A parceria com a Marinha iniciou em 2007, quando foi montada uma biblioteca no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília. Em seguida, houve a inauguração de mais três bibliotecas na Vila Naval Visconde de Inhaúma (VINAVI), na Estação Rádio de Brasília, e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB). Anualmente, são feitas visitas nas quatro unidades para substituição de acervo, de manutenção e reposição de mobiliário.

Atualmente, o projeto da Rede Cascol contemplou a Marinha com uma biblioteca no Comando do 1º Distrito Naval no Rio de Janeiro, uma no Navio Polar Almirante Maximiano ( H-41) e o Projeto “Barcas do Saber” no Com9°DN, em Manaus. Na ocasião, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” realizou atendimentos médico e odontológico à comunidade.

Homenagem

Como forma de reconhecimento ao trabalho do Capitão-Tenente Patrão-Mor José Maria de Aguiar, na Amazônia, a Marinha do Brasil (MB) por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN) realizará nessa sexta-feira, 30, às 10h, uma cerimônia na sede do Com9°DN.

O evento contará com a presença de familiares desse digno marinheiro e representantes da sociedade local.

A programação incluirá o canto do Hino Nacional; leitura de Ordem do Dia; aposição floral, além do representante da família, Professor Edson Schettine de Aguiar e, uma visita à Agência Escola Flutuante Patrão-Mor Aguiar, batizada com seu nome, em homenagem aos bons e heróicos serviços que o Capitão Tenente Patrão-Mor Aguiar, que serviu em Manaus de 1949 a 1958, prestou à Marinha do Brasil, por sessenta e dois anos, e por servir de exemplo a todos os Marinheiros.

Com informações do Comando Naval

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.