Amazonianarede – DPCM
Brasília – A Diretoria de Portos e Costas da Marinha abriu já o processo seletivo com 206 vagas para praticante de prático, responsável por assessorar os comandantes de navios nacionais e estrangeiros, sendo responsáveis pelas manobras realizadas em portos brasileiros.
Para o Amazonas, estão previstas 15 vagas para a zona de praticagem entre Itacoatiara e Tabatinga.
Os candidatos devem ter concluído, com avaliação satisfatória, o Programa de Qualificação do Praticante de Prático, que tem duração mínima de 12 e máxima de 15 meses e ser aprovado no Exame de Habilitação para Prático.
O prático trabalha em uma pequena lancha, que encosta no navio na entrada do porto. Já na cabine de comando do navio, o prático vê o movimento do porto, da maré, do vento, verifica instrumentos, faz cálculos e passa orientações. Ele então move o navio até que pare no cais sem nenhum arranhão. Concluído o trabalho, o prático recebe o pagamento, que pode chegar a R$ 130 mil mensais, caso o porto seja bastante movimentado.
Para seguir a carreira de prático, os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos até 3 de outubro de 2013, ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a 4, prático ou praticante de prático até 28 de agosto de 2013 ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de mestre-amador, até a data de encerramento das inscrições (26 de novembro de 2012), inclusive conforme a correspondência com as categorias profissionais estabelecida nas “Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas (NORMAM-03/DPC).
As vagas são para as Zonas de Praticagem de diversas cidades do Brasil, na Bahia, as oportunidades estão em Salvador, Portos e Terminais da Baía de Todos os Santos e Ilhéus. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de novembro, exclusivamente pelo site. O valor da taxa de inscrição é de R$ 250.
O processo seletivo consta de prova escrita; apresentação de documentos, seleção psicofísica e teste de suficiência física; prova de títulos; e prova prático-oral. A prova escrita está prevista para acontecer no dia 5 de janeiro de 2013, no Rio de Janeiro.