Manaus terá vasta programação cultural para comemorar 344 anos

(Foto: Internet)

Em comemoração ao 344º aniversário da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), preparou uma série de atividades para brindar a população.

A agenda começa nesta quarta-feira (9/10), às 11h, com lançamento oficial da programação artística e cultural, no Parque do Mindu, localizado na zona Centro-Sul da cidade. Ao longo do mês de outubro, dança, gastronomia, artes plásticas e outras celebrações farão parte do calendário.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, outubro será um mês especial. “Queremos mostrar a diversidade do povo manauara expressa nas mais diferentes vertentes artísticas, uma característica singular dos que aqui habitam”, disse o presidente.

A programação do mês de outubro é composta por três atividades: Banzeiro Cultural, que utiliza os espaços históricos e culturais do Centro de Manaus para promover ações para a população; a reinauguração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, fechado há oito anos e que recebeu reformas e melhorias com a nova gestão municipal; e o Boi Manaus, que, em 2013, ganha um novo conceito com o objetivo de resgatar e manter a tradição da maior festa da cidade.

Banzeiro Cultural

Com início na segunda-feira (21/10), o Banzeiro Cultural conta com apresentações musicais, artísticas e gastronômicas no centro de Manaus. A programação é aberta ao público e será realizada até quarta-feira (23), no Teatro Amazonas, Café Teatro, Galeria do IBEU, além de bares e restaurantes que criarão e proporcionarão descontos em pratos regionais. Os estabelecimentos participantes serão identificados com um banner alusivo ao evento.

O Banzeiro Cultural também incluirá o ‘Cinemarte Cultura’, no Cine Teatro Guarani, localizado na Avenida 7 de Setembro, Vila Ninita. As mostras são gratuitas e ocorrem a partir das 18h30, com diversos gêneros do cinema.

Adolpho Lisboa

Inativo desde 2005, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa voltará às suas atividades a partir da meia noite do dia 24. O evento contará com performances teatrais apresentações musicais com a participação do Dj Kleber Romão; o samba de Junior Rodrigues; Orquestra do Beiradão e o grupo Carrapicho. Após a reinauguração, feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o mercado voltará a funcionar como o principal centro de abastecimento da cidade.

Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, existe uma relação de amor da população com o mercado, um sentimento de identificação. “O local das ervas amazônicas, a área do artesanato, o espaço da gastronomia regional. Enfim, tudo isso é parte de nossa identidade. A prefeitura quer preservar essa riqueza cultural e valorizar os costumes, pois é o nosso jeito de viver – uma característica única que só se encontra na Amazônia”, disse.

Boi Manaus 2013

O novo formato da festa que celebra o aniversário da capital amazonense desde 1997 terá na programação shows de artistas e itens oficiais do boi em apresentações nos bairros, shoppings e no Sambódromo, palco oficial do evento.

Ao todo, 38 artistas farão parte da grande festa, sendo 20 com shows no Sambódromo, nos dias 25 e 26 de outubro, e 18 nas demais zonas da cidade. A venda dos tururis será distribuída em pontos estratégicos com o objetivo de promover o evento e atrair brincantes.

Os bairros contempladas com apresentações são: Jorge Teixeira, na zona Leste; Armando Mendes e Osvaldo Frota, na zona Norte; Compensa, zona Centro-Oeste e Educandos, zona Sul.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.