Manaus quer sediar a Copa América de 2019

O sonho foi revelado pelo titular da Sejel, Fabrício Lima

 

O sonho foi revelado pelo titular da Sejel, Fabrício Lima
O sonho foi revelado pelo titular da Sejel, Fabrício Lima

Depois de sediar jogos da Copa do  mundo ano passado e este ano jogos do futebol olímpico, Manaus, sonha agora em sediar jogos da Copa América de 2019, na fabulosa Arena da Amazônia, que já foi palco de clássicos do futebol brasileiro.

O fato é que, Manaus pretende sediar mais um grande evento de futebol, a Copa América de 2019. A informação é do secretário da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabrício Lima.

Por meio da assessoria, Fabrício Lima explicou que ainda não conversou diretamente com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a possibilidade de ser uma cidade-sede da Copa América. Porém, o secretário afirmou que vai trabalhar para iniciar uma conversa  e verificar se existe essa possibilidade e quais são as exigências para que Manaus esteja apta a receber o evento.

A escolha do Brasil como sede da próxima edição da Copa América foi divulgada no começo de junho pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez.

A competição reúne as principais seleções da América do Sul e teve nas duas últimas edições – 2015 no Chile e 2016 nos Estados Unidos- o Chile como vencedor, batendo a Argentina, nos pênaltis, nas duas finais.

Os títulos foram os primeiros do Chile na Copa América. O maior campeão do torneio é o Uruguai, que levantou a taça 15 vezes. A Argentina tem um título a menos, enquanto o Brasil é o terceiro maior campeão com oito taças l

A Arna da Amazônia, sempre a espera de grandes jogos
A Arna da Amazônia, sempre a espera de grandes jogos

Desde que o torneio foi criado, em 1916, a Copa América já foi realizada quatro vezes no Brasil. Nas três primeiras edições (1919, 1922 e 1949) o torneio se chamava Campeonato Sul-Americano de Futebol, somente em 1989 é que o Brasil sediou o torneio com a nomenclatura atual. Como anfitriã, a Seleção Brasileira não deu chances para os adversários e venceu todas as edições.

Muitas cidades-sedes

Se a Conmebol seguir a tendência das últimas edições do torneio, a Copa América no Brasil terá muitas cidades-sedes, o que aumenta as chances de Manaus ser uma das escolhidas.

Em 2015, no Chile, oito cidades sediaram o torneio que teve 12 seleções participantes – dez da América do Sul e mais o México e a Jamaica como convidados. Na edição que terminou no domingo passado, nos Estados Unidos, e que comemorou o centenário do torneio, dez cidades receberam os jogos das 16 seleções participantes.

Amazonianarede-Sejel

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.