Manaus deverá ter mais 10 creches até 2016

O solo do terrr3no da foto, chegou a ser preparado para a obras, mas problemas extras impediram a construção da creche
O solo do terrr3no da foto, chegou a ser preparado para a obras, mas problemas extras impediram a construção da creche

Manaus – Dados do Ranking Nacional de Atendimento em Creches apontam que Manaus está entre as capitais com maior déficit no número de vagas para crianças de zero a três anos. A cidade possui atualmente 12 unidades. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), dez novas creches devem ser construídas até o fim de 2016.

Uma reportagem do programa Fantástico, exibida no domingo (9), mostra um panorama da situação. Várias capitais brasileiras têm creches em fase de construção. Muitas delas, obras em atraso.

Segundo a Semed, há cinco creches que ainda não foram entregues pela construtora responsável em Manaus. As obras deveriam ter sido concluídas em 2014.  “Todas estas cinco unidades já estão em fase final de construção e serão entregues ainda neste ano de 2015”, cita comunicado enviado pela pasta a mídia.

A secretaria informou ainda que há 13 terrenos com obras em execução. Um deles fica localizado na Rua 35, do bairro Planalto, Zona Centro-Oeste. Moradores da área esperam pela nova unidade educacional.

“Eu moro aqui há 25 anos, esse tipo de construção serve para muita gente. Só desmataram o lugar e eu fiquei sabendo o que seria construído pela placa que afixaram. Depois disso, nunca mais ninguém apareceu aqui”, disse  o empresário Ramom Alvarez Drummond, de 28 anos.

Em funcionamento Das 12 unidades, quatro são conveniadas (usam estrutura física de instituições privadas e filantrópicas e mão de obra da Semed) e oito são próprias (construídas e gerenciadas pela Prefeitura). Atualmente, as creches municipais atendem 3.407 crianças, de 1 a 6 anos.

Ao todo, 30 profissionais atuam em cada creche, entre professores, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, lactaristas, manipuladores de alimentos e pedagogos.

“Neste ano, iniciamos as atividades em uma nova creche e há a previsão de entrega de outras cinco em 2015 e mais cinco no decorrer de 2016”, aponta a secretaria.

Nesta área do Jardim de Versales, deverá ser erguida uma creche
Nesta área do Jardim de Versales, deverá ser erguida uma creche

A pasta informou que em 2013 a capital contava com uma creche municipal.

Discussão

A criação de novas creches foi discutida na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda-feira (10). Segundo o vereador Elias Emanuel, uma das maiores dificuldades da prefeitura, é encontrar terrenos para a construção de prédios.

Em novembro de 2014, moradores da Vila do Rei, situada no bairro Parque Dez de Novembro, na Zona Centro-Sul de Manaus, iniciaram uma mobilização, para impedir a construção de uma creche em um fragmento verde do local.

Os moradores da Vila temem pelo desaparecimento de animais raros, como o sauim-de-coleira. O animal corre risco de extinção, mas pode ser visto quase diariamente na mata, segundo os moradores.

Amazonianarede-GI,AM

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.