Manaus, AM – A capital amazonense é a única do País a atingir a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada no dia 15 de agosto. Até ás 18h desta segunda-feira, 31, último dia da campanha, Manaus estava com 160.486 doses aplicadas, o que corresponde a 99,34% de crianças protegidas contra a paralisia infantil.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda vai contabilizar na terça-feria, 1º, o balanço final, com o resultado ainda das 10 Unidades Básicas de Saúde que funcionam até às 21 horas e que estavam mobilizadas no chamamento dos pais para a vacinação.
Em segundo lugar em vacinação está Aracaju (SE), com 78,99% de crianças imunizadas e em terceiro lugar a cidade de Belém (PA), com 76,87%.
“Graças ao esforço e empenho de toda a equipe da Semsa, mais uma vez somos campeões em vacinação. E graças também aos pais, que demonstraram a responsabilidade de proteger seus filhos contra esta doença e os levaram para os postos para se vacinar. A poliomielite já está erradicada no Brasil, mas ainda existe em outros países e não podemos deixar voltar.
O prefeito Arthur Neto também foi incansável e determinou que fizéssemos uma grande mobilização como a de hoje, com equipes volantes em vários locais como shoppings e supermercados para que protegêssemos o máximo de crianças possível”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
Além da vacinação contra a pólio, a Semsa também atualizou a carteira de vacinação das crianças menores de 5 anos, ofertando vacinas para doenças imunopreveníveis como hepatite B, coqueluche, tétano, difteria, diarreia por rotavírus, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola e meningite.
Amazonianarede-Semcom