Manacapuru vai receber mostra arquelógica por professores e alunos da UEA

O aniversário da cidade de Manacapuru, fundada oficialmente em 16 de julho de 1932, contará, este ano, com a participação de parte de professores e alunos do curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Juntos, no município, eles estarão responsáveis pela exibição da Mostra Itinerante de Arqueologia, que reúne artefatos arqueológicos, datados de períodos pré-cerâmicos até a pós-colonização do Brasil.

A mostra conta com material recolhido ao longo da rodovia Manoel Urbano e catalogado por uma equipe de arqueólogos que realiza minucioso trabalho nas áreas de intervenção previstas na AM-070, que liga Manaus a Manacapuru e cujas obras de duplicação já foram iniciadas pelo Governo do Amazonas, com o acompanhamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

“A exibição da mostra teve início em Manaus. Seguiremos agora para Manacapuru e, em breve, pretendemos fazer, também, um ajuri arqueológico que consiste em convidar a população para participar conosco de um mutirão em que buscaremos informar e sensibilizar a população sobre o quanto esses fragmentos são importantes”, destaca a coordenadora do curso de Arqueologia da UEA, Arminda Mendonça.

A coleta e catalogação do material tiveram início no dia 29 de junho. O trabalho foi realizado por uma equipe composta por aproximadamente 30 pessoas, entre eles ex-alunos do curso de arqueologia da UEA que estão com colação de grau prevista para o mês de agosto.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.