Mais de três mil idosos vão participar da XV Olimpíada da Terceira Idade

(Foto: Antonio Lima/Semjel)

Aproximadamente 3 mil pessoas estarão reunidos nesta sexta-feira, 20, para a solenidade de abertura da XV Olimpíada da Terceira Idade, marcada para acontecer no Parque Municipal do Idoso, rua Rio Mar, 1324, Nossa Senhora das Graças, a partir das 17h, seguindo até o dia 27 de setembro.

O evento, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), bateu todos os recordes de inscritos este ano.

A cerimônia que dá largada aos jogos terá várias etapas: após o desfile de abertura e o canto do Hino Nacional, a pira olímpica será acesa por Therezinha Magno Vieira, escolhida pela organização da Olimpíada por ter sido um dos destaques da competição, no ano passado, conquistando ouro no lançamento de pelota, categoria VI. Aos 75 anos, a atleta participa das atividades do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Armando Mendes há 13 anos.

“Fiquei muito emocionada por ter sido convidada para acender a pira. É uma responsabilidade muito grande e uma honra. Este ano estou inscrita novamente para o lançamento de pelotas e em mais duas modalidades: Boliche e Jogo de Malha. Vou ser ouro em todas. Sou craque”, afirmou dona Therezinha, ao comentar que com a rotina dos treinos não dá tempo de ficar triste ou cair na depressão.

No sábado, 21, haverá disputas pela Bocha, Dominó e Xadrez. Todas serão a partir das 8h, no Clube do Trabalhador do Sesi.

Tema

Com o tema “Praticar esporte é envelhecer com sabedoria”, os geronto-atletas competirão nas Olimpíadas em 16 modalidades, como a Bocha, Dominó, Xadrez, Geronto-Vôleibol, Chute a Gol, Futpênalti, Geronto-Natação, Tênis de Mesa, Atletismo, Boliche, Lance Livre na Cesta, Taco no Disco, Jogo de Argola, Lançamento ao Alvo, Concurso de Dança e a grande novidade desta edição, o Jogo de Malha.

Para a coordenadora do evento, Graça Silva, o número considerável de geronto-atletas na competição é resultado do estímulo adquirido nas atividades realizadas nos CELs.

“Este ano teremos 50 grupos de Manaus participando, e dois do interior, um de Novo Airão e outro de Manaquiri. São cinco equipes a mais que no ano passado e isso é muito bom, pois essa participação dos idosos revela a satisfação das políticas públicas voltadas para eles”, explicou a coordenadora, ao ressaltar que o CEL Rouxinol, do Bairro Cidade Nova, apresenta o maior número de participantes, um total de 84.

“As práticas esportivas são importantes nesta idade e esta Olimpíada é uma maneira de proporcionar qualidade de vida aos idosos”, completou Graça.

Para o dia da abertura da Olimpíada uma super estrutura está sendo montada pela Semjel, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Fundação Dr. Thomas e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (ManausTrans), que vai coordenar o trânsito próximo aos locais das competições para que não ocorra nenhum transtorno.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.