Mais de 20 frentes de obras aceleram os trabalhos da nova Djalma Batista, zona centro-sul de Manaus

Calçadas para os pedestres
Calçadas para os pedestres

Manaus – Vinte e duas frentes de obras aceleram os trabalhos de requalificação e revitalização da nova Djalma Batista, que modifica um dos principais corredores viários da cidade. O projeto é executado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

As obras vão desde a demolição de antigas calçadas para a construção dos novos modelos, com três metros de largura, até a pigmentação de trechos do piso a ser instalado, passando pela colocação de balizadores, sarjetas e rebaixamento de guias, tanto para a acessibilidade de pedestres como para os estacionamentos regularizados.

Com o novo projeto, a Djalma Batista está ganhando passeios públicos construídos com padrão e reforçando a segurança para a passagem de pedestres, cadeirantes e pessoas com carrinhos de bebê.

Etapas seguintes do projeto preveem a complementação do paisagismo, com a plantação de árvores na faixa de serviço da calçada. A espécie será o pau pretinho, com altura média de 2,5 metros. A Manaustrans ficará responsável pela parte de sinalização de faixas de pedestres, de acesso para cadeirantes e lombo faixas necessárias.

Simultaneamente ao avanço da construção e finalização dos passeios públicos, o trecho incluindo a avenida Darcy Vargas, do Amazonas Shopping ao Cobras Motel, será a primeira etapa para a realocação de postes de energia elétrica adequados ao projeto da nova Djalma Batista.

Campanha

Com o avanço das obras, a prefeitura reforça também a campanha ‘Calçada Livre’, de conscientização para a preservação dos passeios públicos construídos com padrão de três metros na via. A campanha tem o foco de reforçar a proibição de estacionamento irregular na calçada pública.

O estacionamento só será permitido na avenida nos locais onde o comércio tiver acesso liberado, cuja calçada esteja rebaixada e sem os balizadores. Os endereços estão recebendo sinalização da campanha ‘Calçada Livre’, que alerta motoristas a evitarem multa e estacionarem apenas nas vagas permitidas.

O Manaustrans estará com fiscalização permanente na avenida para proibir e multar, se necessário, o estacionamento fora de local permitido, como em cima das calçadas novas, recentemente construídas na Djalma Batista.

Denúncia

Para deixar as calçadas livres, principalmente na via que passa por requalificação, a prefeitura pede o apoio da população para aderir à campanha, denunciando as infrações ao Implurb, via Disque Ordem – 161, ou junto ao Manaustrans, no 0800-092-1188. Condutores que estacionarem nos passeios serão alvo de ação de fiscais e estarão sujeitos a multas.

Qualquer dúvida de proprietários de imóveis na via devem ter como fonte de informação o Implurb, que mantém, desde o início do projeto, atendimento individualizado aos donos de lotes na avenida.

Foto: Marinho Ramos – Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.