Mais de 140 bandas e blocos recebem apoio da Manauscult

Amazonianarede – Semcom

Manaus – Até quinta-feira,(24), 145 bandas e blocos receberam apoio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult). Também já foram protocolados mais de 200 ofícios de solicitação de apoio a eventos populares carnavalescos. Deste total, oito foram realizados no último fim de semana, com apoio da Prefeitura, entre eles banda da Salalá, aniversario do bairro da Aparecida e Miss Amazonas 2013.

A instalação de palco, iluminação, som, banheiro químico e carro volante são os itens disponibilizados para apoiar as bandas e blocos. Conforme a portaria publicada no dia 15 de janeiro de 2013 no Diário Oficial do Município (DOM), as bandas podem ser atendidas com três itens dos citados acima.

Os ofícios enviados à Manauscult devem ser obrigatoriamente protocolizados e enviados em nome da diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Inês Daou, com 15 dias de antecedência ao evento.

O procedimento requer também, informação sobre data, hora e local da festa com as seguintes autorizações: Policia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), além da documentação do responsável ou da entidade responsável pela banda.

Segundo o gerente de Eventos da Manauscult, Cleinaldo Marinho, há ainda critérios que restringem apoios às bandas, conforme a portaria. São eles: a banda não pode ser inédita, ou seja, deve ter pelo menos um ano de criação e já realizado uma edição; o evento deve ser gratuito, ficando proibida a venda de camisas, abadás, tururis, bonés, similares, cobrança de ingresso, de couvert artístico e doação de alimentos.

Eventos produzidos ou organizados por outras unidades gestoras da administração municipal direta ou indireta, também ficam impedidas de receber apoio.

De acordo com Cleinaldo Marinho, os eventos apoiados pela Manauscult serão fiscalizados. As informações obtidas sobre o evento, como organização, estrutura e segurança da festa, irão servir de critérios para receber ou não apoios nos anos seguintes.

Dentre as bandas que receberam apoio da Manauscult estão a tradicional banda da Difusora, que acontece no dia 02/02/2013, a partir das 17h na Av. Eduardo Ribeiro, Centro; o aniversário do bairro de Aparecida, dia 03/02/2013, em frente à quadra da Escola de Samba da Aparecida, rua Ramos Ferreira, no mesmo bairro, a partir das 20h; e a banda do Vampirão, realizada pelo Hemoam (Fundação Hemocentro do Amazonas, no prédio anexo na Avenida Constantino Nery – Chapada, nos dias 01 e 08 de fevereiro a partir das 18h.

Em meio a todos os pedidos recebidos pela Manauscult, um chamou atenção por sua singularidade: a organização da tradicional Chegada da Kamélia, que aconteceu no sábado, 19, não solicitou nenhum apoio, apenas a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto – que esteve no aeroporto Eduardo Gomes para a entrega oficial da chave da cidade à tradicional Rainha do Carnaval de Manaus.

PROGRAMAÇÃO DE BANDAS PARA ESTE FIM DE SEMANA

1. 25/01/2013: 1º GRITO DE CARNAVAL DO COROADO , AV. BEIRA RIO, PROX. ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO JOSUÉ DE SOUZA. –GM 3, NO COROADO “3”, 19H
2. 26/01/2013: BANDA DO BARRIGA, RUA CORONEL SALGADO, AO LADO DA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA, 19H.
3. 26/01/2013 – 14H: MINISTÉRIO APOSTÓLICO DA FÉ, AV. IAITÊ, N/150, BAIRRO AMAZONINO MENDES.
4. 27/01/2013: BLOCO DO MAZON, AV TENENTE ROXANA BONESS, 2726, MONTE DAS OLIVEIRAS,14H.
5. 27/01/2013: BANDA DO ÁLCOOL, RUA MAUÉS, BAIRRO CACHOEIRINHA,12H,
6. 27/01/2013: BANDA DO MCNALDO, AV.CENTRAL – CONJ. JURUÁ , BAIRRO AJURICABA, 12H. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.