Legumes e verduras ficam mais caros em Belém

Alta nos três primeiros meses
Alta nos três primeiros meses

Hortaliças, legumes e verduras comercializados em feiras livres e supermercados de Belém e região metropolitana mantiveram a trajetória de alta nos três primeiros meses de 2014. A constatação foi feita através de pesquisa do Dieese/Pa. As causas para o aumento dos preços mais uma vez passam pelas questões de sazonalidade, condições climáticas na produção e fundamentalmente as questões que envolvem a comercialização.

Segundo o Dieese/Pa, o aumento mais expressivo foi no preço da Beterraba (Kg), com alta de 25,49%, Alface, 18,25% e Repolho (Kg) com alta de 17,79%. O aumento está bem acima da inflação calculada em 2,10 % (INPC/IBGE) para o período.

Em contrapartida, também foi observado o recuo de preços de da Cebola (Kg) com queda de 3,70 %; Abóbora (Kg), 3,38%, Pimentão Verde (Kg), 2,91 % e da Cenoura (Kg), com queda de 2,05%.

Ainda segundo o Dieese/Pa, a tendência é de novas altas no preço da maioria dos produtos hortis comercializados em feiras livres e também nos supermercados da Grande Belém. Nestas duas primeiras semanas de abril o Tomate, por exemplo, que foi comercializado no início deste ano em torno de R$3,50 já está sendo comercializado em Supermercados da RMB com preços acima de R$5,00.

Foto: Cristino Martins/Ag. Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.