Lanchonetes irregulares começam e ser retiradas das ruas do Centro

A Prefeitura de Manaus fez a demolição de lanchonetes instaladas em logradouro público, entre as ruas Floriano Peixoto e Lima Bacuri, no Centro. A ação, coordenada pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26, e faz parte do projeto de requalificação e ordenamento do Centro da cidade.

As lanchonetes funcionavam há mais de 17 anos, mas atrapalhavam o trânsito de pedestres. Há dez dias, os proprietários foram notificados sobre a necessidade de retirada dos estabelecimentos, atendendo ao projeto de requalificação do Centro. Com o não cumprimento do pedido, as equipes do Implurb e Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) estiveram no local para fazer a demolição.

O lanche em alvenaria foi demolido por homens da Semulsp e Implurb, sendo o entulho recolhido com ajuda de caçambas e retroescavadeira. Já o proprietário da pastelaria ao lado da parada de ônibus, no momento da ação, desmontou a estrutura de ferro e metal por conta própria.

Segundo o arquiteto e presidente do Implurb, Roberto Moita, as ações fazem parte do amplo projeto de requalificação e reordenamento da cidade. O programa atua em áreas com maior densidade e número de mobiliários urbanos instalados, como lanches, bancas e afins. “Estamos resgatando a mobilidade urbana em logradouros públicos ocupados”, diz Moita.

A chefe da Divisão de Fiscalização (Dicon), Maria Aparecida Froz, explicou que os dois proprietários foram retirados porque a Prefeitura de Manaus tem interesses urbanos e viários no local, como foi o caso. A via, que é sem saída, passará a ter acesso à rua Floriano Peixoto e uma obra será feita na área.

Um dos proprietários, Walmir Teixeira, afirmou que entendeu a ação e espera que o Centro, de fato, seja reordenado. “Concordo que não podemos ficar nas calçadas. Vamos esperar o camelódromo para trabalhar dentro da lei”, afirmou.

(Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.