Lançada nova etapa do programa “Delegado Legal”

(Foto: Ascom)

Educar para prevenir é a base da nova temporada do programa “Delegado Legal”, iniciativa da Associação dos Delegados de Polícia do Amazonas (Adepol-AM) em parceria com a Polícia Civil.

O evento de lançamento da nova temporada do programa foi realizado na manhã desta terça-feira (8), no auditório do Ministério Público do Estado, no bairro Nova Esperança, Zona Oeste da cidade.

Na ocasião, estiveram presentes o Delegado Geral, Josué Rocha, Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, que também acumula a função de presidente da Adepol-AM, Delegados Titulares das Delegacias Especializadas e Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e outras autoridades locais, como o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, e o comandante da Polícia Militar no Amazonas, coronel Almir Davi.

Diversas atrações integraram a cerimônia de lançamento, entre elas a apresentação da fanfarra do projeto “Jovem Cidadão” da Escola Estadual Nilburges e das peças “Delegado Legal” e “Cavalo Transparente”.

Entre os dias 8 e 11 de outubro o programa levará a diversos pontos da cidade atividades em comemoração à semana da criança, como peças teatrais infantis, apresentações de dança e música, além de exibições de filmes. Também serão oferecidos outros serviços, como atendimento jurídico, médico, odontológico, expedição de carteiras de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Durante a nova temporada, que se estenderá até fevereiro de 2014, aproximadamente 4 mil alunos da rede pública de ensino, vindos de cerca de 200 escolas estaduais e municipais, deverão receber a ações que integram a iniciativa. Criado em 2007, o programa “Delegado Legal” tem como principal objetivo aproximar a polícia do cidadão, reduzindo os índices de violência e de criminalidade, além de promover o bem-estar na comunidade.

Por meio de palestras e instruções contidas na cartilha “Delegado Legal”, pessoas de todas as idades são orientadas sobre os riscos e consequências do uso de drogas, além de reconhecerem como proceder diante de situações que envolvem bullying, pedofilia e Lei Maria da Penha.

De acordo com Mário Aufiero, coordenador do programa, o “Delegado Legal” está integrado a projetos voltados à segurança pública do Estado. “O programa vem ao encontro de outras iniciativas que envolvem a segurança pública no Amazonas e está em perfeita sintonia com outros projetos, como o “Ronda no Bairro”, idealizado pelo governador Omar Aziz”, ressaltou.

Para o Delegado Geral, Josué Rocha, a expectativa é que a nova edição do programa tenha um alcance maior. “Sabemos que essa aproximação com a comunidade tem trazido bons frutos. Todos estão convidados a participar das atividades: pais, alunos, professores e a comunitários em geral. A presença dos cidadãos em eventos como esse é extremamente importante. Com certeza todos têm muito a ganhar com o programa”, concluiu Josué Rocha.

Nesta quarta-feira (9), as atividades acontecem na Escola Estadual Daisaku Ikeda, localizada na rua Raul Pavon, s/nº, bairro São José 4, Zona Leste da capital. A partir das 8h, serão oferecidos serviços como emissão do cadastro de pessoas físicas (CPF) no local. Para aqueles que irão utilizar o serviço e têm mais de 16 anos, basta apresentar a carteira de identidade.

Para os menores de 16 anos, é necessária a apresentação da carteira de identidade ou certidão de nascimento e carteira de identidade dos pais ou responsável.

O Governo do Estado estará presente por meio da Ouvidoria Geral, em parceria com a Polícia Civil. O ouvidor Mário Bastos ressaltou a importância do projeto. “Essas ações facilitam a vida das pessoas e quando somos convidados a participar, nos colocamos à disposição. Essa é a prioridade do Governo, atender bem o cidadão”, reforçou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.