Laboratórios da Semsa recebem título de excelência nacional

Laboratórios da Semsa, recebem título de referencia nacional
Laboratórios da Semsa, recebem título de referencia nacional
Laboratórios da Semsa, recebem título de referencia nacional

Manaus, AM O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) concedeu nesta terça-feira (10), no Rio de Janeiro, o título de excelência aos laboratórios distritais Sul, Leste, Oeste e Norte que atendem a demanda das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus, assim como o Laboratório da Maternidade Moura Tapajóz.

A declaração é referente à qualidade dos serviços laboratoriais da Prefeitura de Manaus avaliados durante um ano pelo PNCQ, no período de setembro de 2014 a setembro de 2015.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que  os laboratórios já realizam um controle interno da qualidade dos serviços prestados, mas que o controle externo, executado por uma instituição de reconhecimento nacional, é essencial para garantir que o trabalho realizado na rede municipal siga os padrões de excelência.

“A classificação dada aos laboratórios municipais mostra que o esforço que vem sendo feito nos últimos anos para qualificar os serviços em saúde estão tendo resultados positivos e que vão garantir a saúde da população. Não investimos somente em obras, mas também nas pessoas, uma determinação do prefeito Arthur Neto para assegurar um diagnóstico correto e um tratamento adequado de saúde”, ressaltou Homero de Miranda Leão.

Durante o processo de controle de qualidade, o PNCQ avaliou especialidades como: Bioquímica Básica, Educação Continuada Básica, Hematologia Básica, Hemoglobina Glicosilada Avançada, Imuno-Hematologia, Imunologia Básica, Imunologia Avançada, Imunologia II – Hormônios, Imunologia II – Marcadores Tumorais, Parasitologia Básica Virtual, Urinálise Básica, Urinálise Básica Velocidade de Hemossedimentação e Gasometria Avançada (Maternidade Moura Tapajóz).

De acordo com a gerente de Apoio e Diagnóstico da Semsa, a farmacêutica bioquímica Helaine de Araújo Virgolino, o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) conta com 4.753 laboratórios brasileiros participantes, sendo vinculado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

“A rede municipal de saúde realiza em média 270 mil exames por mês, e o controle interno e externo são importantes para que os resultados sejam confiáveis, o que vai impactar diretamente no diagnóstico e tratamento dos pacientes”, lembra Helaine Virgolino.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.