Judoca amazonense, Rafaela Barbosa, volta pra casa com bronze do Pan na bagagem

Atleta da seleção brasileira sênior, a judoca amazonense Rafaela Barbosa, de 21 anos, voltou para casa com uma ótima lembrança na bagagem: a inédita medalha de bronze na categoria meio leve (-52 kg) do Campeonato Pan-Americano do Uruguai, disputado no período de 17 a 18 de março, em Montevidéu.

Foi a primeira vez que uma atleta do Amazonas vestiu a camisa da seleção principal do País.

Em Montevidéu, Rafaela fez quatro lutas e mostrou porque sonha em lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos RIO 2016.

No primeiro duelo, ela venceu uma mexicana por ippon (o golpe perfeito do judô). No segundo combate, perdeu para uma norte-americana por dois shidos (punição). Na repescagem, vitória sobre a brasileira Milena Mendes (RS). Na disputa do bronze, novo ippon, agora sobre Oritia Gonzalez (Argentina).

“O Pan do Uruguai foi muito importante, pois essa foi a primeira vez que participei de um campeonato com um nível técnico tão alto. O melhor foi ter disputado essa competição com atleta da seleção sênior”, comenta Rafaela, que é patrocinada pelo Governo do Amazonas/SEJEL, Prefeitura de Manaus, FIEAM, Tabule Restaurante, Banco da Amazônia e UNIP.

RANKING MUNDIAL

Com o resultado obtido no Uruguai, Rafaela agora está no seleto grupo de atletas que integram o ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). A amazonense que treina na Associação Barbosa de Lutas Esportivas (ABLE) aparece na 115ª posição, fato inédito em sua carreira.

O próximo desafio da amazonense é o Troféu Brasil, dias 3 e 4 de maio, em Santa Catarina. Em agosto, ela disputa o Pan-Americano Open dos Estados Unidos, valendo pontos para o ranking mundial. O Amazonas estará na torcida!

Fonte: Sejel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.