Jorge Teixeira é o primeiro bairro a receber serviços de verão da Prefeitura

Prefeitura de Manaus inicia serviços de verão pelo Jorge Teixeira.
Prefeitura de Manaus inicia serviços de verão pelo Jorge Teixeira.
Prefeitura de Manaus inicia serviços de verão pelo Jorge Teixeira, com o testemunho de Arthur

Manaus – O Jorge Teixeira, 4ª etapa, na zona Leste, é o primeiro bairro a receber as obras de verão da Prefeitura de Manaus. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) levará à localidade a partir de segunda-feira, 29, serviços de tapa-buracos, recapeamento e drenagem com confecção de canaletas, sarjetas e meio-fio.

A estimativa do secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, é de que as obras permaneçam por até duas semanas no bairro. Os 16 Distritos de Obras que atuam na cidade estarão direcionados para a área com um efetivo de 500 homens.

“Já estávamos atuando em regime de mutirões desde o mês de março. Mesmo com o período de chuvas, avançamos muito e levamos infraestrutura para 19 bairros. Com o verão vamos intensificar ainda mais os trabalhos e atender um maior número de bairros, levando infraestrutura para as ruas da cidade e para a população”, pontuou.

No Jorge Teixeira a estimativa, de acordo com Morais, é atender 80 ruas e dez travessas. Os serviços vão chegar primeiro as vias principais, como as ruas São Paulo, Alfazema, Nova Esperança, Paraná Caxi, Belford Roxo e Tapajós.

Essas ruas, segundo levantamento da Seminf, são as principais vias de acesso aos ônibus do transporte coletivo das linhas 676, 677 e 065.

No mutirão, o conjunto Arthur Virgílio Filho e o bairro Cidade Alta também vão receber os serviços de infraestrutura. Na Cidade Alta a demanda principal é de tapa-buracos e recapeamento. Já no Conjunto Arthur Virgílio Filho, a prioridade é o serviço de drenagem superficial (canaletas, sarjetas e meio-fios).

No total, serão instaladas 32 canaletas nos três bairros – aproximadamente 350 metros. Algumas áreas vão receber, ainda, pontes de madeira. O levantamento inicial prevê a construção de sete pontes. A secretaria também está finalizando o levantamento dos bueiros abertos no bairro e que vão ser tampados durante o mutirão.

Balanço

Nos últimos três meses – ainda no período chuvoso – o mutirão de obras da Seminf atendeu 19 bairros. São eles: Nova Floresta, Cidade do Leste, Tancredo Neves, Cidade de Deus, Nossa Senhora de Fátima, Loteamento Rio Piorini, Jesus Me Deu, Nova Vitória e Grande Vitória, na zona Leste; Parque das Laranjeiras e Parque das Nações, na zona Centro-Sul; Hileia, Santo Agostinho, Compensa, Nova Esperança, Tarumã, na zona Oeste e Centro-Oeste; Santa Etelvina, Cidade Nova, Monte Sinai e Vale do Sinai, na zona Norte.

Ao todo foram recuperadas 5.997 ruas, sendo: 2.169 ruas na zona Oeste; 1.050 na zona Sul; 696 vias na zona Norte; 700 na zona Leste; e 1.382 na Zona Centro Oeste.

Além de tapa-buracos e recapeamento, também foram executados de janeiro a junho 143.456 metros de drenagem profunda, 49.613 metros de drenagem superficial – meios-fios, sarjetas e canaletas, 1.761 caixas coletoras implantadas e recuperadas, 5.691 metros de passeios e calçadas foram executados, além de 2.831 metros cúbicos de contenções em rip-rap, solo cimento e concreto, 1.203 metros quadrados de pontes recuperadas e 1.393 metros quadrados de pontes construídas.

Amazonianarede

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.