Estudo da UFPR afirma que gestores devem agir para preservar jogadores
Estudo do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná conclui que a presença do público em eventos esportivos no Brasil só poderá voltar após a criação de uma vacina para o novo coronavírus (Covid-19).
A pesquisa
Intitulada “Inteligência Esportiva”, a pesquisa é uma ação conjunta entre o Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da UFPR e a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) do Ministério do Esporte.
A notícia sobre o estudo foi divulgada esta semana pelo site da UFPR e traz declarações do professor de educação física Fernando Mezzadri, um dos integrantes do projeto.
“As atividades físicas devem evitar qualquer forma de aglomeração ou de incentivo à circulação de pessoas”, disse o professor.
Retorno do futebol
Quanto ao retorno do esporte profissional, a pesquisa orienta a realização de eventos em localidades menos afetadas pela doença, com ausência de público.
Também reforçou que a volta às competições de futebol não deve ocorrer agora, tendo em vista o cenário atual da epidemia no país. Enfatizou a necessidade de os atletas serem testados para controle, não para voltar nesse momento.
“Tanto os atletas quanto as pessoas devem fazer os testes como uma forma de controle e precaução, mas a volta aos treinamentos normais e as competições ainda não devem ocorrer agora.
Além disso, Mezzadri lembra que os campeonatos estaduais no Brasil estão suspensos, o que impacta esse mercado. Destaca a dificuldade de ocorrerem jogos com torcida, sem que se tenha antes uma vacina que proteja as pessoas da doença.
“Dificilmente haverá jogos com torcida enquanto não existir uma vacina para a Covid-19”, conclui.
@amazonianarede
Leia mais:
‘MP da grilagem’ deve ser analisada nesta semana pelos Deputados