Jogadores do Naça são avaliados por acadêmicos de educação física da Ufam

23-12maçaManaus – O projeto faz parte de um curso de extensão que soma carga horária. Primeiro dia de atividades teve avaliação de composição corporal, da capacidade física e teste de conhecimento tático.

Acostumados a pré-temporada obedecendo às orientações da comissão técnica, os jogadores do Nacional Futebol Clube tiveram um dia diferenciado nesta segunda (22). Eles receberam a avaliação dos acadêmicos do curso de educação física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A atividade faz parte de uma parceria firmado com a Faculdade de Educação Física (Fef), onde o clube poderá utilizar as estruturas da instituição de ensino, em contrapartida, os acadêmicos têm à disposição o material humano para pesquisas: os jogadores.

De acordo com o professor responsável pelos acadêmicos, João Cláudio Machado, o projeto faz parte de um curso de extensão chamado: Avaliação do desempenho esportivo e conta como carga horária.

“A Ufam tem essa preocupação de fazer curso tanto de pesquisa quanto de extensão. Esse projeto tem como objetivo auxiliar os clubes de futebol do Estado do Amazonas, realizando alguns testes, principalmente na pré-temporada. A intensão é colaborar com a comissão técnica”, garante.

O primeiro dia de avaliações foi realizada no Centro de Treinamento Barbosa Filho, sob a supervisão do técnico Sinomar Naves, do preparador físico, Carlos Rocca e o professor.

No período da manhã foi realizado um teste de conhecimento tático declarativo que visa medir o noção que o jogador tem do jogo, à tarde, os jogadores tiveram a composição corporal e a capacidade física avaliadas.

Para o preparador físico do Naça, Carlos Rocca, o projeto vai colaborar para o desempenho do elenco. Ele ressalta a importância de outros clubes aderirem ao projeto.

“É uma troca de conhecimentos muito importante que a Ufam e o Nacional estão proporcionando. É bom ressaltar que outros clubes poderiam ‘abrir as portas’ para o projeto. A comissão vai ganhar com isso, o elenco também. Vamos ter acesso a dados que nos ajudarão a mensurar individualmente cada atleta”, afirma.

Com as informações coletadas no primeiro dia de avaliação, os futuros educadores pretendem retornar ao CT Barbosa Filho para apresentar os resultados e refazer as atividades com os jogadores.

Por: Ennas Barreto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.