Já funciona no Inpa o centro de estudo e exposição de quelônios

Tartaruga da amazonia
centro de estudos e exposição inaugurado no INPA
centro de estudos e exposição inaugurado no INPA

Manaus – Já está funcionando no Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inaugurou, o Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa), situado no Bosque da Ciência, área localizada dentro do Instituto, situado na Avenida Efigênio Sales, zona Centro-Sul de Manaus.

O centro será aberto ao público, e contará com exposição dos animais, biblioteca áreas para estudo e pesquisa. De acordo com o pesquisador e coordenador do centro, Richard Vogt, o espaço será dedicado a pesquisa, conservação e educação ambiental. “O objetivo é que seja um centro que dê suporte a experimentos em laboratório e pesquisas de campo.

Agora esse prédio vai facilitar estudantes da área a realizarem projetos, experimentos nos tanques e nos lagos” contou.

Tartaruga da amazonia
Tartaruga da amazonia

O Cequa foi construído em uma área de aproximadamente mil metros quadrados e o prédio contará com um auditório com capacidade para 65 pessoas, um amplo laboratório para estudos das espécies de tartarugas da Amazônia e uma biblioteca para pesquisadores e alunos dos programas de pós-graduação do Inpa vinculados ao projeto, além de quatro aquários onde estarão expostos exemplares de tartarugas amazônicas vivas (tracajá, iaçá, cabecudo, irapuca e mata-matá). Segundo o diretor do Projeto Quelônios da Amazônia, Roberto Lacava, o Cequa será um espaço que irá ajudar na preservação desses animais.

“Esse prédio vai ser de vital importância visto que muitos conhecimentos gerados pelo doutor Richard nos guia a fazer a conservação desses quelônios, que tem grande importância, pois são fonte de alimento para parte da população aqui da Amazônia”, destacou.

Amazonianarede-Inpa

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.