Ipem fiscaliza artigos escolares na operação “Volta às Aulas”

"Operação Volta as Aulas" do IPEM, fiscaliza o comercio de material escolar
 
"Operação Volta as Aulas" do IPEM, fiscaliza o comercio de material escolar
“Operação Volta as Aulas” do IPEM, fiscaliza o comercio de material escolar

Amazonas – C0m a aproximação do início do ano letivo, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), realiza até a quinta-feira, 21 de janeiro, a operação especial “Volta às Aulas” para verificar se os produtos relacionados a artigos escolares comercializados em Manaus atendem aos requisitos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia (Inmetro). A ação iniciou no último dia 12.

Devido à grande oferta destes produtos nesse período de início de ano, o órgão intensifica a fiscalização em diversos estabelecimentos realizando pré-exames, “in loco”, para verificar se a quantidade e peso indicados nas embalagens dos produtos correspondem ao declarado. Também é verificado o selo do Inmetro e as informações obrigatórias que garantem a confiabilidade desses produtos, uma vez que passaram por todos os testes de qualidade e segurança.

Aumento de ofertas

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, essa ação é realizada durante todo o ano, mas devido o início do ano letivo com a volta às aulas existe um aumento significativo na oferta desses produtos.

“Com isso, a compra de material escolar representa um gasto significativo no bolso do consumidor e, para garantir que os pais e consumidores paguem pelo que estão levando, com a quantidade e peso correto, o Ipem intensifica, neste período, a fiscalização de materiais escolares”, disse André Brito.

Durante a operação, se forem constatados indícios de irregularidades, serão coletadas amostras de material escolar e levadas para análise no laboratório do setor de Pré-Medidos do Ipem-AM.

As empresas autuadas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa escrita junto ao Ipem-AM, e as multas variam de R$1.800 a R$ 1,5 milhão.

Para denúncias e mais informações e esclarecimentos, o consumidor pode consultar a Ouvidoria do Ipem-AM, pelo telefone 08000 092 2020 ou e-mail: [email protected].

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.