Ipaam instala placas de sinalização para orientar condutores a reduzir velocidade na avenida Ephigênio Salles

08-01placaManaus – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) instalou placas de sinalização no canteiro central da avenida Ephigênio Salles com o intuito de alertar os motoristas que esse local é rota de migração dos Periquitos de Asa Branca (Brotogeris versicolorus) que pernoitam nas árvores localizadas ao longo daquela via, na zona centro-sul de Manaus.

As placas foram instaladas no dia 26 de dezembro de 2014 e informam que é necessário reduzir a velocidade para evitar colisões com as árvores onde os pássaros repousam.

De acordo com o presidente do Ipaam, Antônio Ademir Stroski, “a instalação das placas é mais uma das medidas de proteção dos periquitos para evitar a perturbação da espécie. Outras medidas já foram tomadas ainda em dezembro como a distribuição de folhetos para moradores daquela localidade e a poda das árvores do canteiro central, pois estes pássaros não utilizam somente as palmeiras para pernoitar, mas também as árvores do canteiro central”, explicou.

Segundo o nutricionista Eduardo Rodriguez, que reside na zona centro-sul e que sempre passa pela avenida, a colocação das placas foi uma ação relevante. “Essa foi uma boa iniciativa do Ipaam, porque é uma forma de proteger essas aves”.

Outra medida de proteção das aves tomada pelo Ipaam foi a retirada das telas que cobriam as palmeiras em frente ao condomínio Ephigênio Salles. O órgão também solicitou à Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), com a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), as podas de algumas árvores.

Denúncias

O presidente do Ipaam, Antônio Ademir Stroski, lembrou que quaisquer fatos estranhos ou suspeitos sobre a morte de mais periquitos no local devem ser denunciados ao órgão pelo fone 2123-6774. Stroski informou que a equipe de fauna prossegue monitorando a área e estudando o comportamento dos pássaros e a relação dos homens com as aves.

Fonte: Agecom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.