Investindo em projetos, escolas da rede estadual conseguem zerar a taxa de abandono de alunos

Projeto de dança, agrada os alunos que permanecem nas escolas
Projeto de dança, agrada os alunos que permanecem nas escolas
Projeto de dança, agrada os alunos que permanecem nas escolas

Amazonas – Para incentivar a maior participação dos pais e responsáveis pelos estudantes no cotidiano escolar e também para apresentar à comunidade seus indicadores educacionais, a Escola Estadual Bom Pastor, localizada no bairro do Crespo, zona sul de Manaus, realizou o “Dia da Família na Escola”. Na ocasião, foram apresentados também os índices de aprovação e abandono, que indicam evolução no ensino.

Apresentado aos presentes pelos próprios alunos, os indicadores de aprovação escolar revelaram que escola evoluiu de 93% no ano de 2011 para 98% nos anos de 2012 e 2013. O abandono escolar, por sua vez, foi extinto, decrescendo de 3% (em 2011), 0% em 2013.

Também foram divulgados os indicadores educacionais da unidade de ensino, com destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que evoluiu de 4,4 (registrado no ano de 2009), para 5,8 (registrado em 2013).

A comunidade presente também constatou que os indicadores da escola são igualmente positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Amazonas (Ideam), no qual a instituição registrou a média 4,9 no ano de 2012 e 5,5 no ano de 2014.

De acordo com a gestora da escola, professora Tereza Mar, a família exerce um papel primordial nas atividades e resultados da escola. “Este foi um momento muito importante, pois reunimos toda a comunidade escolar com o objetivo de divulgar nossas ações, projetos e metas. Todos os anos realizamos esse evento e a participação dos pais e familiares é sempre bastante positiva”, avaliou a gestora.

Reconhecimento

 Para Keila Roberta Oliveira, mãe de uma estudante do 3º ano, a qualidade do ensino na escola tem se tornado referência na comunidade. “Estou muito satisfeita com o nível do ensino aqui na escola, principalmente pelos projetos, pelo trabalho dos professores e acima de tudo, por essa integração com a família. É uma escola de referência em nossa comunidade”, afirmou dona Keila.

Pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 2 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola, que é responsável hoje pelo atendimento a 302 alunos do ensino fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano), nos turnos matutino e vespertino, desenvolve projetos, dentre os quais: “Rede de Letras”, “Mais Educação”, “Literatura e Meio Ambiente”, entre outros.

Amazonianarede-Secom

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.