Inscrições ao simpósio de acolhimento e integração de refugiados e migrantes, reabertas em Manaus

 Inscrições ao simpósio de acolhimento e integração de refugiados e migrantes, reabertas em Manaus

Manaus, AM – Estão reabertas as inscrições para o Simpósio “Refugiados e Migrantes no Amazonas: como acolher e integrar?”, que acontece dia 18 de setembro, na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), em Manaus.

O evento faz parte da segunda atividade do Projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”.

Os interessados agora podem se inscrever até às 17h do dia 17 de setembro pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço http://escola.mpu.mp.br. A seleção para as vagas remanescentes será por sorteio eletrônico.

O encontro irá reunir representantes da sociedade civil, autoridades, servidores públicos, estudantes, jornalistas, gestores e equipes de abrigos e integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade.

A ideia é debater a necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes.

A atividade é realizada pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes em parceria com o comitê realizador local, formado pela Procuradoria da República no Amazonas, Ministério Público do Trabalho no Amazonas, Defensoria Pública da União no Amazonas, instituições públicas envolvidas no processo de atenção ao refugiado ou migrante e organizações não governamentais.

Programação

O Simpósio “Refugiados e Migrantes no Amazonas: como acolher e integrar?” será dividido em três momentos, com três horas e meia de duração no total. Na primeira parte, haverá duas palestras: uma sobre “Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apátrida”, com Fernando Moraes, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão; e outra sobre a “Política de Migração na Cidade de São Paulo”, com a coordenadora de políticas para migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Andrea Zamur.

Posteriormente, serão relatadas algumas experiências e boas práticas realizadas no Amazonas, como o atendimento a refugiados e migrantes realizado pelo Cáritas; o mutirão de cidadania para imigrantes venezuelanos feito pelo MPF e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); e o abrigamento institucional de refugiados da prefeitura de Manaus.

Por fim, será aberto diálogo com a plateia sobre a necessidade de construção de políticas de integração para refugiados e migrantes no estado. Confira a programação completa.

A ESMPU não arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas para os participantes do simpósio. O certificado é concedido ao participante com frequência mínima de 85% e é emitido 45 dias contados da data de conclusão da atividade.

Atuação em rede

Esta é a segunda atividade do Projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”. Além da ESMPU, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é formada pela Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Defensoria Pública da União (DPU). Saiba mais em http://escola.mpu.mp.br/h/rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.