Nesta sexta-feira (1º) o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) comemora 21 anos. A programação especial de aniversário conta com atrações como Circuito da Ciência, planetário, sessão do filme Star Wars e projeto educativo Infância Viva.
O bosque é um espaço de visitação pública do Inpa que foi criado para promover a ciência e a educação ambiental. “Ao mesmo tempo em que o Bosque ensina as pessoas a ter o cuidado com a natureza, também está conservando a fauna e flora do lugar”, disse a coordenadora do Bosque da Ciência, a bióloga Fernanda Reis.
O projeto Circuito da Ciência abre a programação especial de abril. A primeira edição do ano acontece nesta sexta-feira (1º), no próprio bosque. O objetivo é divulgar conhecimentos sobre a natureza e promover a educação ambiental para estudantes de escolas públicas de Manaus.
As escolas convidadas para esta edição são: a Escola Estadual Agnelo Bittencourt (Santo Agostinho); a Escola Estadual André Araújo (Cidade Nova II); a Escola Municipal Rosa Sverner (Jorge Teixeira) e a Escola Municipal Profª Maria Auxiliadora Santos Azevedo (João Paulo II).
No sábado (2), às 14h, no Auditório da Ciência, será exibido o 4º episódio da saga Star Wars – Uma Nova Esperança. A sessão é organizada pelo Conselho Jedi Amazonas e marca a primeira edição do Cine Holocron. A sessão é aberta ao público em geral e paga-se somente a entrada do bosque, no valor de R$ 5,00.
Nos dias 6 e 20 de abril, o Bosque volta a receber o planetário. Lá dentro, os visitantes podem contemplar as belezas e mistérios que cercam o universo e saber mais sobre a origem e formação de estrelas, constelações, planetas e galáxias. Cada sessão dura cerca de 20 minutos com grupos de no mínimo 15 pessoas.
O planetário ficará em exposição ainda nos meses de maio (dias 4 e 18) e junho (1º e 15). As sessões serão realizadas na Casa da Ciência, no horário de funcionamento do Bosque. O planetário é uma parceria entre o Bosque da Ciência e o Serviço Social do Comércio (Sesc Amazonas), por meio do Sesc Ciência.
Educando desde a infância
O projeto “Infância Viva”, em parceria com Centro Universitário do Norte (UniNorte), promoverá todos os domingos, a partir do dia 3 de abril, no Bosque da Ciência, oficinas lúdicas para estimular as crianças a preservar a natureza e desenvolver nelas habilidades cognitivas sobre o mundo físico. As atividades têm início às 14h.
As oficinas de psicomotricidade são fundamentadas na estimulação sensorial em ambientes naturais e vivências educativas com natureza visam preencher algumas lacunas da educação ambiental infantil. O projeto é destinado a crianças de dois a cinco anos.
Segundo a coordenadora do projeto, Daniele Cunha, as vivências em ambientes naturais são fundamentais para o desenvolvimento humano, em especial para o desenvolvimento cognitivo infantil.
“A psicologia ambiental assumiu claramente a responsabilidade de investigar as dimensões que caracterizam as formas como as pessoas compreendem, sentem e vivenciam as questões, além de apresentar bases sólidas que permitem elaborar intervenções de prevenção e promoção da saúde”, explicou Cunha.
Atrações e horários
Durante o passeio pelo Bosque, o visitante pode apreciar e conhecer o Centro de Quelônios da Amazônia (Cequa), andar pelas trilhas suspensas e terrestres, conhecer a Ilha de Tanimbuca e a Maloca, onde são expostos artesanatos indígenas de etnias diversas. É possível ainda visitar os viveiros de peixe elétrico e de jacarés e os tanques de peixes-bois.
O Bosque da Ciência está aberto para visitação, de terça à sexta-feira, das 9h às 12 horas e das 14h às 16 horas. Sábados, domingos e feriados funciona de 9h às 16 horas. O público em geral paga R$ 5,00. A entrada é gratuita para crianças até 10 anos e pessoas a partir de 60 anos.
Na sua trajetória de 21 anos, foram mais de 1,6 milhão de visitantes nacionais e internacionais. Em 2014, o Bosque foi considerado o terceiro melhor zoológico e aquário do Brasil e sétimo numa lista de 25 da América do Sul no Prêmio Traveler’s Choice do site de viagens TripAdvisor.
Amazonianarede-Ascom/Incra