INPA comemora 21 anos do Bosque da Ciência com intensa programação

Bosque da Ciência, do Inpa, comemora 21 anos

 

Bosque da Ciência, do Inpa, comemora 21 anos
Bosque da Ciência, do Inpa, comemora 21 anos

Nesta sexta-feira (1º) o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) comemora 21 anos. A programação especial de aniversário conta com atrações como Circuito da Ciência, planetário, sessão do filme Star Wars e projeto educativo Infância Viva.

O bosque é um espaço de visitação pública do Inpa que foi criado para promover a ciência e a educação ambiental. “Ao mesmo tempo em que o Bosque ensina as pessoas a ter o cuidado com a natureza, também está conservando a fauna e flora do lugar”, disse a coordenadora do Bosque da Ciência, a bióloga Fernanda Reis.

 

O projeto Circuito da Ciência abre a programação especial de abril. A primeira edição do ano acontece nesta sexta-feira (1º), no próprio bosque. O objetivo é divulgar conhecimentos sobre a natureza e promover a educação ambiental para estudantes de escolas públicas de Manaus.

As escolas convidadas para esta edição são: a Escola Estadual Agnelo Bittencourt (Santo Agostinho); a Escola Estadual André Araújo (Cidade Nova II); a Escola Municipal Rosa Sverner (Jorge Teixeira) e a Escola Municipal Profª Maria Auxiliadora Santos Azevedo (João Paulo II).

No sábado (2), às 14h, no Auditório da Ciência, será exibido o 4º episódio da saga Star Wars – Uma Nova Esperança. A sessão é organizada pelo Conselho Jedi Amazonas e marca a primeira edição do Cine Holocron. A sessão é aberta ao público em geral e paga-se somente a entrada do bosque, no valor de R$ 5,00.

Nos dias 6 e 20 de abril, o Bosque volta a receber o planetário. Lá dentro, os visitantes podem contemplar as belezas e mistérios que cercam o universo e saber mais sobre a origem e formação de estrelas, constelações, planetas e galáxias. Cada sessão dura cerca de 20 minutos com grupos de no mínimo 15 pessoas.

O planetário ficará em exposição ainda nos meses de maio (dias 4 e 18) e junho (1º e 15). As sessões serão realizadas na Casa da Ciência, no horário de funcionamento do Bosque. O planetário é uma parceria entre o Bosque da Ciência e o Serviço Social do Comércio (Sesc Amazonas), por meio do Sesc Ciência.

Educando desde a infância

O Inpa programou uma programação especial, para comemorar o evento
O Inpa programou uma programação especial, para comemorar o evento

O projeto “Infância Viva”, em parceria com Centro Universitário do Norte (UniNorte), promoverá todos os domingos, a partir do dia 3 de abril, no Bosque da Ciência, oficinas lúdicas para estimular as crianças a preservar a natureza e desenvolver nelas habilidades cognitivas sobre o mundo físico. As atividades têm início às 14h.

As oficinas de psicomotricidade são fundamentadas na estimulação sensorial em ambientes naturais e vivências educativas com natureza visam preencher algumas lacunas da educação ambiental infantil. O projeto é destinado a crianças de dois a cinco anos.

Segundo a coordenadora do projeto, Daniele Cunha, as vivências em ambientes naturais são fundamentais para o desenvolvimento humano, em especial para o desenvolvimento cognitivo infantil.

“A psicologia ambiental assumiu claramente a responsabilidade de investigar as dimensões que caracterizam as formas como as pessoas compreendem, sentem e vivenciam as questões, além de apresentar bases sólidas que permitem elaborar intervenções de prevenção e promoção da saúde”, explicou Cunha.

Atrações e horários

Durante o passeio pelo Bosque, o visitante pode apreciar e conhecer o Centro de Quelônios da Amazônia (Cequa), andar pelas trilhas suspensas e terrestres, conhecer a Ilha de Tanimbuca e a Maloca, onde são expostos artesanatos indígenas de etnias diversas. É possível ainda visitar os viveiros de peixe elétrico e de jacarés e os tanques de peixes-bois.

O Bosque da Ciência está aberto para visitação, de terça à sexta-feira, das 9h às 12 horas e das 14h às 16 horas. Sábados, domingos e feriados funciona de 9h às 16 horas. O público em geral paga R$ 5,00. A entrada é gratuita para crianças até 10 anos e pessoas a partir de 60 anos.

Na sua trajetória de 21 anos, foram mais de 1,6 milhão de visitantes nacionais e internacionais. Em 2014, o Bosque foi considerado o terceiro melhor zoológico e aquário do Brasil e sétimo numa lista de 25 da América do Sul no Prêmio Traveler’s Choice do site de viagens TripAdvisor.

Amazonianarede-Ascom/Incra

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.