Índios pedem benefícios pelo uso da cultura indígena no Festival

Parintins – A Akang, Federação das Organizações Indígenas do Baixo Amazonas, planeja para a primeira quinzena de junho deste ano a realização da Primeira Manifestação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira.

Em nota enviada ao Sistema Alvorada, a entidade afirma que o objetivo do evento é “discutir assuntos relacionados ao uso de imagem e a exploração da cultura indígena pelos bumbás Garantido e Caprichoso.

A federação afirma que os povos indígenas querem que os bumbás, organizadores e patrocinadores do Festival Folclórico de Parintins assumam um compromisso com os povos indígenas. A entidade indígena aponta para uma falta de diálogo entre os bumbas e os indígenas para discutir assuntos relacionados à cultura indígena.

Discurso vazio

O movimento indígena “entende que os bumbás fazem apenas um discurso vazio, sem na verdade, realizar nada culturalmente e socialmente em benefícios aos povos indígenas”.

Para o presidente da Akang, Aldamir Sateré, “não se trata de uma perseguição aos bumbás, mas sim uma necessidade de diálogo e o acerto de uma proposta específica para os indígenas”. Segundo Aldamir, os indígenas têm amparo legal para reivindicar direitos e repartição dos benefícios.

A Akang informa que devem participar da manifestação cerca de 2 mil indígenas de vários estados brasileiros. Na próxima semana haverá, em Manaus, uma coletiva de imprensa, quando as lideranças indígenas darão mais detalhes sobre o evento.

Fonte: Sidney Alcântara, Sistema Alvorada de Comunicação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.