(Foto: Divulgação Seind)
Mais 25 indígenas começaram a ser capacitados como técnicos de enfermagem pelo Governo do Amazonas. O curso atende a indígenas dos povos Baré, Lanawa, Tukano, Baniwa, Dessano, entre outros, que vivem no município de Novo Airão (a 115 km de Manaus).
As aulas ministradas pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com a parceria da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). A ação é da câmara “Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
O curso de Enfermagem destinado exclusivamente aos indígenas tem a duração de 1,8 mil horas e, até 2012, já havia sido oferecido nos municípios como Lábrea, Pauini, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Benjamin Constant/Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tefé, Alvarães/Uarini, Maués, Parintins, Barreirinha/Nhamundá, Jutaí e Fonte Boa.
“Esta semana, Novo Airão abriu o calendário de cursos técnicos para indígenas de 2013, que prossegue na próxima semana, com o início das aulas em Coari”, informou a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), Rose Meire Barbosa.