Manaus – A Superintendência Regional do INCRA, no Amazonas, continua trabalhando com muita determinação para levar melhorias nos mais variados sentidos aos assentados da reforma agrária e nessa linha, está incluída política de levar moradias mais dignas, decentes e confortáveis aos assentados e familiares da reforma agrária, nos assentamento no estado, nas diferentes regiões, vencendo as longas distâncias e as peculiaridades regionais.
Na prática, as construções de casas nos assentamentos, através do Crédito Habitação, ocorrem em diversos assentamentos beneficiando centenas de famílias que ajudam a desenvolver a agricultura familiar no Amazonas, que também estão sendo beneficiadas com o crédito do PRONAF, assistência técnica, luz para todos, etc.
Casas no PAE Bela Vista II
Nos últimos anos, de 2013 a 2014, o INCRA, através do Crédito Habitação, entregou 14.214 unidades, com investimentos de R$ 34.764.989.20, o que está transformando a fotografia dos assentamentos, que agora mostram moradias dignas e mais confortáveis, beneficiando 16.732 famílias.
No momento, o INCRA vistoria faz entrega de casas no PAE Bela Vista, no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus.
As casas construídas em madeira ou alvenaria têm 48 meros quadrados de área construída, dois quartos, sala de jantar/estar, cozinha, banheiro interno e varanda. Para evitar à entrada de mosquitos transmissores de doenças, como malária e dengue, as janelas são todas teladas.
As casas que estão sendo entregues no PAE Bela Vista, foram todas construídas em alvenaria.
Conversando com os assentados, eles fazem questão de demonstrar satisfação e alegria ao receberem as novas moradias, considerando que mesmo distante dos grandes centros urbanos e no interior da Amazônia, as políticas do Governo Federal estão indo ao encontro desses brasileiros que vivem e trabalham no interior da Amazônia.
No momento, no PAE Bela Vista II estão sendo entregues 196 casas e mais 465 estão em construção, fato que deixa os assentados, feliz e esperançoso de um futuro melhor e possam viver com mais conforto e dignidade, ostentando com mais alegria o orgulho de serem filhos da brasileira nação.
As casas construídas em áreas de várzea estão com o piso, bem acima das marcas das últimas grandes enchentes na região.
A superintendente o INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa é uma grande entusiasta desse programa, por acreditar com melhoria de vida nos assentamentos, os assentados terão mais condições de trabalhar a produzir, sem esquecer o respeito que todos devem ter com a natureza.
Amazonianarede – Ascom, Incra-Am