Idosos participarão de disputas esportivas na próxima semana

Idosos participarão de jogos no MIndu
Idosos participarão de jogos
Idosos participarão de jogos

Manaus – Será aberta na próxima quarta-feira, 12, a 4ª edição dos Jogos Internos do Parque Municipal do Idoso (Jipi). O evento será às 9h, no ginásio do próprio parque, localizado na Rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, e contará com três dias de disputas de modalidades esportivas adaptadas.

Na abertura dos jogos, haverá desfiles dos atletas e dos colaboradores do parque, apresentações circenses, queima de fogos, entrada da tocha e acendimento da pira olímpica.

A expectativa é que este ano participem dos jogos 400 idosos, divididos em modalidades como o atletismo, nos 50m, revezamento 50m e lançamento de pelota. Haverá ainda disputas de chute ao gol e futpênalti, além de jogos de salão, como argola, lançamento ao alvo, boliche, taco no disco, lance livre na cesta, tênis de mesa, dominó e bocha. Na natação, as disputas serão nos 25m nado livre, 15m livre e revezamento, nos horários de 8h às 12h e 14h às 16h.

As disputas serão divididas em quatro categorias por idade. A primeira com idosos de 55 a 59 anos,  a segunda de 60 a 64 anos, a terceira com idosos de 65 a 69 anos e a quarta para idosos a partir de 70 anos.

“Eu gosto muito de participar das atividades. São coisas que eu não fiz quando jovem e faço agora. Nos traz muitos benefícios, pois estamos sempre em movimento, o que nos deixa mais dispostos. Competimos para ganhar medalhas, mas só de participar, já é gratificante. Eu já ganhei uma, mas foi de bronze. Vamos ver se esse ano vem prata ou ouro”, brincou a atleta Mariza Xavier, 72, participante das quatro edições dos jogos.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) para compor a equipe de arbitragem das competições e oferece treino para os atletas até um dia antes da competição. Os treinos ocorrem durante o dia nas dependências do Parque Municipal do Idoso.

“O Jipi foi criado para fazer uma seleção dos atletas que irão representar a Fundação Doutor Thomas nas Olimpíadas da Terceira Idade e outras competições. Como o Programa Conviver – Parque Municipal do Idoso – possui em torno de quatro mil idosos inscritos, surgiu a necessidade de fazer uma competição interna para selecionar os melhores atletas.

Nosso maior objetivo é incentivá-los à prática de atividades físicas, aprimorar a alimentação, reduzir o percentual de gordura e melhorar o condicionamento físico”, disse o gerente de atividade físicas do Parque Municipal do Idoso, Douglas Rosa.

Amazonianarede

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.