Já está em pleno andamento a parceria em assistência técnica entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Amazonas, em assentamentos de reforma agrária no Estado.
A iniciativa faz parte do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), de responsabilidade do órgão federal, e envolve atividades de apoio à produção e organização social de 10 assentamentos do estado por um período de 12 meses.
As atividades de assistência técnica a serem realizadas pelo Idesam estão divididas em dois lotes (como são chamados os conjuntos de assentamentos definidos pelo Incra durante chamada pública).
O lote 01 comporta assentamentos em Apuí (PA Rio Juma e PAE Aripuanã-Guariba), Novo Aripuanã (PA Acari) e em Manicoré (PA Matupi), enquanto o lote 11 é formado por áreas em Manaus(PA Tarumã Mirim e PDS Cuieiras Anavilhanas) e Presidente Figueiredo (PA Uatumã, PA Canoas, PA Rio Pardo e PDS Morena). Ao todo, os assentamentos somam mais de 1.700 famílias beneficiadas.
O Incra está expandindo as ações de assistência no Estado e ainda este ano novos assentamento de reforma agrária contarão com esse benefício.
Fonte: Ascom