Identidade intercultural amazônica entre os índios será discutida em simpósio

(Amazonianarede – UEA)

O I Simpósio Proind e Diversidades Amazônicas discutirá pedagogia intercultural, diversidade identitária, acadêmica e profissional dos 2.044 integrantes do curso de Pedagogia Intercultural Indígena (Proind).

O evento acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro, em Manaus, e terá como tema “Pedagogia Intercultural: seus sujeitos, suas identidades e processos educativos”.

Durante o simpósio, haverá discussões sobre as implicações e complexidades do universo sociolinguístico-cultural-educativo dos seus sujeitos: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, pessoas que tenham origem nos antigos seringais – povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Ao todo, 586 índios dos povos Apurinã, Arara, Baniwa, Baré, Dessana, Hexkariana, Jamamadi, Kaixana, Kambeba, Katukina, Kokam, Kulina, Macuxi, Marubo, Mayoruna, Miranha, Munduruku, Mura, Parintintin, Piratapuia, Satere-Mawé, Tariano, Tukano, Tenharin, Tikuna, Torá, Tuyuka, Wanano, Yanomami participam do curso.

A proposta do evento é trazer à tona saberes, conhecimento científico, conhecimentos tradicionais e ações pedagógicas desenvolvidas no estado, na atuação dos diferentes sujeitos, já referenciados, nas redes públicas e educação e nos diversos contextos sociais: comunidades, aldeias indígenas, ribeirinhas, rural, interioranas e urbanas.

Entre os objetivos do simpósio está o de proporcionar espaço de apreciações e debate sobre as identidades amazônicas face às questões de interculturalidade na formação de professores em contexto amazônico, socializar ações educativas e discutir a proposta pedagógica do curso através de Sistema Mediado por Tecnologia (IPTV).

O público-alvo é composto de docentes e dicentes da UEA e outras Instituições de Ensino Superior (IES). As inscrições acontecerão na coordenação do Proind, localizada no prédio da reitoria da UEA na Avenida Djalma Batista, bairro Flores, e na coordenação do curso de Pedagogia da Escola Normal Superior (ENS), situada na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada.

O prazo para envio de trabalhos para o e-mail [email protected] é até o próximo dia 30 de setembro. O evento contará com a apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos em formato de pôsteres, onde serão apresentados pesquisas realizadas ao longo do curso por alunos e professores vinculados ao curso.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.