Idam incentiva agricultores para a criação de abelhas sem ferrão

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Com o objetivo de estimular e fortalecer a cadeia produtiva apícola, através de atividades ligadas à sustentabilidade, além de oferecer novas tecnologias para a prática, o Governo do Estado, por meio da Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável de Benjamin Constant (a 1.121 km de Manaus), implantou no último dia 9, quarta-feira, uma Unidade Demonstrativa (UD) de Meliponicultura (atividade de criação racional de abelhas sem ferrão) no sitio São Sebastião, pertencente ao agricultor familiar Francisco Magalhães da Costa.

O município de Benjamin Constant vem se destacando por ter uma vasta riqueza de espécie de abelhas indígenas sem ferrão e um grande número de família interessada em começar esta atividade. As abelhas sem ferrão auxiliam na preservação e recuperação da vegetação nativa, através da polinização.

A meliponicultura, além de produzir um alimento de elevado nível nutricional, possibilita retorno financeiro garantido, conforme explicam os técnicos do órgão. Eles informaram que a atividade não demanda tempo e é fácil de ser manejada pelo fato de elas não apresentarem ferrão.

Hoje, Benjamin Constant possui cerca de 90 meliponicultores, e, a partir da UD, que passa a ser referência no município, a ideia é que haja um aumento considerável do número de criadores na região. No futuro, a UD será transformada em banco de matrizes do Idam. Três espécies estão sendo criadas na U.D: melíponas seminigra, ebúrnea e interrupta.

Unidade Demonstrativa

É um método planejado, envolvendo a demonstração de uma técnica ou um conjunto de técnicas já comprovadas para a região, que são empregadas e/ou utilizadas por um produtor-demonstrador, sob orientação e controle técnico, com a finalidade de criar um exemplo vivo na comunidade, para posterior adoção pelos demais agricultores.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.