Ibama de prontidão para o período de incêndios florestais em Roraima

Amazonianarede – Ibama

Boa Vista – Os focos de incêndios florestais começam a surgir comais frequência em Roraima e devido ao fato, o Ibama começa a se precaver para poder estar preparado para o combate a esses incêndios, caso ocorram, com determinação e técnica para evitar danos maiores à natureza e a população do Estado.

Com a aproxima agora do período crítico de temporada de incêndios florestais, que deve se estender até abril de 2013. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em geral, os casos estão relacionados com a ocorrência do fenômeno El Niño, como em 1998, 2002, 2005, 2007 e 2010.

O Estado é considerado ‘emblemático’ pelo Ibama devido à temporada diferenciada e à ocorrência de alguns dos maiores incêndios da história do Brasil. Entre quarta-feira (28) e esta quinta-feira (29), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 26 focos de queimadas no território de Roraima.

A maior concentração de incêndios florestais no Estado, nas últimas 48 horas, está no município de Bonfim. A cidade registra 13 focos de calor. Em seguida há casos em Rorainópolis (com quatro registros de queimadas), Amajari (3), Uiramutã (2), Normandia (2), Pacaraima (1) e Cantá (1).

PREVENÇÃO

Para evitar que anos críticos de seca se convertam também em grandes incêndios florestais, o Ibama coloca as operações de prevenção e combate novamente sob a coordenação do Centro Especializado Prevfogo.

Os trabalhos devem envolver a implementação do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), atividades de educação ambiental, prevenção, fiscalização, autorização de queima controlada, pré-supressão e combate dos incêndios florestais.

Servidores, veículos, equipamentos diversos e um helicóptero já estão sendo enviados, antes mesmo de os incêndios começarem, para se somarem aos 150 brigadistas contratados pelo Prevfogo nos municípios críticos de Amajari, Mucajaí, Cantá, Iracema e Pacaraima.

A expectativa é que o trabalho integrado do Prevfogo/Ibama com os demais órgãos federais evite a ocorrência de grandes incêndios nas terras indígenas e unidades de conservação, além de auxiliar o governo estadual e as prefeituras no controle do fogo nas áreas de sua competência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.