I Etapa do Campeonato Brasileiro de Aquathlon é neste sábado na Ponta Negra

Manaus – Aproximadamente 154 atletas, de 14 estados, vão disputar mais uma prova de resistência neste sábado, 11, no Campeonato Brasileiro Hammerhead de Aquathlon.

A largada do evento acontece às 7h30, na Ponta Negra e tem percurso de 2,5 Km de corrida, 1000m de natação e mais 2,5 Km de corrida. A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Triathlon (Cbtri) e Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

De acordo com o presidente da Fetriam, Antonio Neto, a prova contará pontos para o ranking nacional e servirá de seletiva para o mundial da modalidade, marcado para setembro, em Londres. O dirigente explica que serão distribuídos R$10 mil em premiação para os cinco primeiro colocados das categorias Elite e Sub23, dos naipes masculino e feminino.

“Ficou definido que o percurso da natação será triangular com duas voltas, saindo da areia. Já a corrida, que será desenvolvida numa área totalmente plana, será desenvolvida em duas voltas de 2.500 m. A competição terá uma premiação muito boa em dinheiro e isso deixa a prova ainda mais disputada”, comentou Neto, ao informar que o Congresso Técnico do Brasileiro acontece sexta-feira (10), às 19h, no Colégio La Salle (Dom Pedro, Zona Oeste).

A novidade desta etapa fica por conta da categoria infantil, que pela primeira vez poderá fazer parte do Campeonato Brasileiro. Ao todo, 22 atletas mirins, na faixa de 8 a 15 anos, poderão mostrar sua resistência e habilidade num percurso reduzido. A largada está marcada para às 7h30, na Ponta Negra.

Árbitros

Como parte da programação, a CBtri realiza na quarta-feira, 08, o Curso de Árbitro de Triathlon Nível I, a partir das 19h, no auditório do colégio La Salle, av. Dom Pedro, Dom Pedro, zona Oeste. O curso é aberto e o interessado deve pagar uma taxa de R$ 30. As inscrições terminam hoje, às 23h, no sitehttp://www.cbtri.org.br.
O curso será ministrado pelo Superintende da Cbtri, Roberto Menescal, e já conta com mais de 40 inscritos até o momento. A capacitação terá duração de quatro dias e termina sábado (11). Os árbitros formados participarão e auxiliarão na competição nacional.

“Nosso País é carente de árbitros na modalidade, e com a aproximação das olimpíadas, precisamos suprir essa necessidade e preparar esses profissionais para receber estas competições”, comentou o presidente da Fetriam, Antonio Neto, sobre a importância do curso para o esporte.

FOTO: ANTONIO LIMA/SEMDEJ

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.