Hoje São Sebastião é festejado pela Igreja católica e no candomblé

Igreja de São Sebastião

Amazonianarede – Osny Araújo

Manaus – São Sebastião, que hoje comemora o seu dia, é um dos santos mais populares da Igreja no Brasil e também com grande influência no candomblé, por isso, será muito festejado nas duas vertentes, com o Santo Guerreiro recebendo muitas e merecidas homenagens.

Com a Igreja, das mais bonitas e tradicionais da cidade, , localizada no centro histórico, próxima ao Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião,durante a semana o santo foi homenageado com um arraial e celebrações litúrgicas, como o tradicional novenário e sempre, contando com a presença de um grande número de fies.

PROCISSÃO E MISSA

Toda a programação festiva-religiosa da Igreja católica em honra a São Sebastião, será encerrada hoje com uma procissão que percorrerá as principais ruas do centro histórico, seguida de Missa Campal, no Largo, que deverá contar com uma grande participação de católicos e devotos do santo.

Devido a essa programação, o Manaustrans vai trabalhar no ordenamento do transito no local e já determinou o deslocamento de vinte e dois agentes para atuar no local, para monitorar o tráfego durante a procissão de São Sebastião, no próximo domingo, 20, no Centro de Manaus.

A partir das 15h a rua 10 de Julho ficará interditada entre as avenidas Eduardo Ribeiro e Getúlio Vargas e o desvio será feito na rua Ferreira Pena. Quando a procissão chegar à rua Leonardo Malcher, a Ferreira Pena será interditada no trecho entre a 10 de Julho e Leonardo Malcher.

Durante o trajeto, os cruzamentos serão interditados temporariamente por agentes de trânsito até a passagem dos fiéis, conforme o posicionamento da procissão. Após a passagem, as vias serão reabertas.

A procissão sairá da rua 10 de Julho em frente à Igreja de São Sebastião, seguindo pela 10 de Julho até a Getúlio Vargas, ingressando na rua Leonardo Malcher, Ferreira Pena no sentido Centro (na contramão) e 10 de Julho seguindo até em frente à Igreja de São Sebastião.

CANDOMBLÉ

O Santo, também será muito festejado nas diversas casas que praticam o candomblé na cidade, também contando com milhares de adeptos.

Nos chamados terreiros, os “pais de santos” com os “filhos” cantam, dançam, se alimentam e bebem ao ritmo de cantorias, em eventos que e costumam entrar pela madrugada, sempre com muito respeito, cantorias, rituais e muita alegria.

Os terreiros onde tradicionalmente se cultua o candomblé, tradicionalmente ficam situados nos bairros periféricos da cidade os bairros, onde os animados rituais podem ser ouvidos ao longe pelo rufar dos tambores.

ORIXÁ OXOSSI

São Sebastião para os católicos e orixá Oxossi nessa linha espiritual, (umbanda), é considerado o patrono nessa linha espiritual ( umbanda).

Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxossi para as diversas facetas da vida, pelas características de expansão e fartura desse orixá, os fies costumam solicitar o seu auxílio para a solução de trabalho, e a procura de emprego, além de solicitarem auxilio no campo da alimentação.

Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.

O habitat de Oxossi é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde na umbanda, e recebendo a cor azul clara no candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada.

Dessa forma, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo, entre as guias e contas, no caso de Oxossi e, também, seus “caboclos”, elementos que recordem a floresta, tais como penas e sementes.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.