Governo do Estado vai entregar veículos para facilitar escoamento da produção de alimentos orgânicos

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Nesta terça-feira, 27 de novembro, o Governo do Estado entregará três veículos aos produtores da Associação de Produtos Orgânicos do Estado do Amazonas (Apoam) para facilitar o escoamento da produção de produtos orgânicos de Manaus e Região Metropolitana. A ação será realizada por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e faz parte do Programa Amazonas Rural, desenvolvido pelo governador Omar Aziz para fomentar o setor primário no Estado.

A Apoam conta atualmente com 20 associados em Manaus e entorno. Todos os produtos são orgânicos, como as hortaliças (couve, alface, cheiro-verde, repolho, coentro, cebolinha). Entre os mais procurados estão a alface, a rúcula e o espinafre. As verduras não convencionais regionais (taioba, vinagreira, cariru, jambu, feijão de asa, bertalha, espinafre amazônico, folha doce e urtiga) também são cultivadas pela Apoam. Na produção de frutas, destacam-se biribá, pupunha, coco, laranja, limão, banana, abacaxi, mamão, açaí, goiaba, abacate, manga, jaca e acerola.

De acordo com Raimundo Carvalho, Presidente da Apoam, o produto orgânico tem excelente aceitação no mercado. “Hoje, com o trabalho que estamos fazendo já está até mesmo faltando produtos. Desde 2007 participamos da feira do Mapa e nossa associação tem dois anos. Os consumidores são nossos maiores divulgadores. Ainda temos algumas dificuldades quanto à logística dos produtores. Esses carros vão chegar em boa hora. Nossos produtos além de não terem agrotóxicos são feitos artesanalmente”, pontuou.

José Rodrigues, um dos produtores do Ramal Água Branca, ressaltou que há a preocupação em aumentar a produção de orgânicos para atender a demanda de consumidores. “São realizados cursos de princípios agroecológicos. Para aumentar a produção em 2013, fizemos um relatório identificando os produtos mais procurados na feira e eles serão nossa prioridade. Estamos trabalhando na limpeza das áreas, identificando quais áreas são para hortaliças e frutíferas. No sistema agroecológico, por exemplo; uma pessoa pode plantar mandioca e na mesma área o açaí ou citrus”.

Alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todo seu processo de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores.

Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além disso, sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação.

Expoagro

A entrega dos veículos faz parte das ações que ocorrem durante a 39ª Expoagro, que ocorre de 24 de novembro a 2 de dezembro. A expectativa é que sejam gerados, no evento, entre R$ 35 a 38 milhões em negócios. Um público de 600 mil pessoas está sendo esperado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.