Governo do Amazonas vai implantar projeto “Voluntário do Turismo” em Parintins

Parintins – O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vai implantar o projeto “Voluntários do Turismo”em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O anúncio ocorreu, na manhã desta quinta-feira, durante o encontro entre o prefeito do município, Alexandre da Carbrás, e a equipe da Amazonastur.

O projeto visa montar dez bases de informações turísticas em locais onde há o maior fluxo de turistas durante o Festival Folclórico de Parintins, que este ano chega em sua 48ª edição. “Vamos capacitar os jovens com informações para que eles possam auxiliar os turistas durante o Festival. Eles vão andar sempre em dupla, uma espécie de ‘Cosme e Damião’, mas do turismo”, explicou a diretora executiva da Amazonastur, Roselene Medeiros.

De acordo com ela, o processo de seleção dos jovens que vão atuar neste projeto já começou. “Depois da escolha dessas pessoas vamos partir para o treinamento, no qual técnicos da Amazonastur, especialistas em receptivos, vão voltar a Parintins para prepara-las”, disse Roselene.

O prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás, aprovou a ideia e afirmou que vai prestar total apoio para que o projeto seja implantado. “Estamos a dois meses do Festival e tenho o desafio de fazer o melhor de todos os tempos, mas para isso precisamos de projetos e ações como essa da Amazonastur, que traga oportunidades para o povo de Parintins”, afirmou.

Carbrás disse ainda que toda sua equipe está trabalhando com muita dedicação para preparar o município para o festa do centenário dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. “Nunca vi uma procura tão grande pelo festival.

Hotéis já estão com suas reservas esgotadas e os ingressos também, além de voos extras. Isso mostra a força da nossa festa e, por isso, temos a responsabilidade de preparar a cidade da melhor maneira possível”.

O prefeito lembrou que o aeroporto municipal Júlio Belém já pode operar voos durante dia. “Nossa primeira missão foi resolver o problema da lixeira pública, pois isso estava prejudicando o funcionamento do aeroporto. Agora vamos partir para outros setores”.

A equipe da Amazonastur que esteve em Parintins nesta quinta-feira foi composta pela chefe do Departamento de Programas e Projetos,Elisia Cristina; de Convênios,Luênia Telles; de Infraestrutura, Angel Macedo; do Registro e Fiscalização, Luciana Vieira;e de Evento,Roberto Vital, além de Roselene Medeiros.

Outros projetos – Roselene Medeiros apresentou também um projeto para a região do Lago da Valéria, um dos pontos turísticos mais visitados em Parintins. “Só este ano passaram pela Valéria mais de 20 transatlânticos, por isso, é necessário montar uma base turística preparada para receber os visitantes”,disse.

Desde segunda-feira técnicos da Amazonastur estão em Parintins fazendo um trabalho de diagnóstico do setor hoteleiro e também do projeto “Cama e Café”. Além disso, o Departamento de Registro e Fiscalização do órgão já começou a fazer a seleção de jovens que vão atuar na pesquisa que traça o perfil do turista que visita Parintins durante o Festival.(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.