Governo do Amazonas realiza nona edição do Festival de Teatro da Amazônia com 18 espetáculos

O Festival de Teatro da Amazônia (FTA), realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), em parceria com a Federação de Teatro da Amazonas (Fetam), chega a sua nona edição a partir desta segunda-feira, 8 de outubro. A abertura, bem como a mostra competitiva, acontecerá no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul).

Os espetáculos infanto-juvenis serão apresentados sempre às 10h e os adultos às 20h. O 9º FTA será realizado de 8 a 17 de outubro. Os ingressos custam R$ 10. Estudantes e idosos pagam meia-entrada.

O evento segue orientação do governador Omar Aziz de valorizar e difundir as produções teatrais regionais, com o intuito de oferecer mais oportunidades aos artistas do Amazonas e dos demais estados da Amazônia, que também participam do evento.

Além das apresentações, O 9º FTA conta com ações formativas como seminários, debates, oficinas e workshop e programações alternativas. “A programação acadêmica, bem como o festival como um todo, serve para promover um intercâmbio entre os artistas, além de incentivar a qualificação. Essa é a proposta do governo Omar Aziz de diversificar a promoção e o acesso à cultura em todas as vertentes da mesma forma em que oferece várias opções de qualidade para a população”, ressalta o secretário de Cultura, Robério Braga.

Novidades

Neste ano, 18 espetáculos, sendo nove infanto-juvenis e nove adultos, concorrem ao Prêmio Circulação e aos Prêmios Especiais, duas inovações de 2012. “Todos foram escolhidos pela comissão julgadora pela qualidade estética e proposta cênica inovadora”, ressalta coordenador geral do evento, Dyego Monnzaho. O corpo de jurados foi formado por profissionais de renome do cenário nacional do teatro.

Jurados

Para esta edição, o núcleo de jurados foi formado pelo dramaturgo, encenador diretor e fundador da Companhia do Latão (SP) Sérgio Carvalho; pela escritora e dramaturga carioca Fátima Valença; e pelo diretor, roteirista e videomaker Fabiano de Freitas, do Rio de Janeiro. “Todos são importantes nomes do teatro nacional, com destaque e reconhecimento pela crítica especializada do teatro brasileiro”, ressalta o coordenador geral do evento, Dyego Monnzaho.

(Por:Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.