Governo do Amazonas lança 17º Festival Amazonas de Ópera

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Instituição milenar cultural, a ópera, mesmo tendo nascido dos clássicos dos clássicos, tem a capacidade de se reinventar, de se recriar e impressionar. E os três verbos serão conjugados no 17º Festival Amazonas de Ópera (FAO), temporada 2013, de 14 de abril a 26 de maio.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio master do Bradesco.

A abertura será com a ópera em concerto “Rei Roger”, de Karel Szymanowski, no dia 14 de abril, no Teatro Amazonas. Ao todo, serão 33 apresentações, entre óperas completas, óperas em concerto, recitais, opereta, as convivências e o clássico concerto do Dia das Mães.

Nesta edição há três grandes homenageados: Richard Wagner e Giuseppe Verdi, pelas comemorações de seus bicentenários, e Benjamin Britten, festejando seu centenário de nascimento para a música clássica. A direção geral é do secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a artística do maestro Luiz Fernando Malheiro e a adjunta de Marcelo de Jesus.

Montagens -A programação terá a montagem das óperas “Aventuras da Raposa Astuta”, de Leos Janacek; “Parsifal”, de Richard Wagner, e “O Morcego”, de Johann Strauss Filho.

A “Raposa Astuta” será voltada para o público infantil, com solistas amazonenses infantis, numa montagem lúdica e realista, cujo cenário e figurino levam assinatura da renomada artista plástica, cenógrafa e carnavalesca brasileira Rosa Magalhães.

Outro grande destaque desta temporada lírica é a homenagem prestada aos bicentenários de Giuseppe Verdi (“Um Ballo in Maschera” e “La Traviata”) e de Wagner, cujas obras se espalham na programação, de concertos, montagens até recitais especiais.

Como explica o maestro Marcelo de Jesus, “Parsifal”, ópera obra-prima de Wagner, terá uma montagem mais contemporânea. Com três atos e dois intervalos, e duração de cinco horas, terá direção cênica e cenográfica de Sergio Vela e figurinos de Violeta Rojas. Sua concepção terá parceria do Fundo Nacional para a Cultura e Arte do México.

Tendo estreado em 1878, a ópera se passa nas colinas do Monte Salvat, na Espanha, onde vive uma fraternidade de cavaleiros do Santo Graal. No Festival de Ópera, a montagem estreia dia 16 de maio, às 18h, no Teatro Amazonas, com outras récitas nos dias 19 e 22 de maio, tendo participação do Coral do Amazonas, do Corpo de Dança do Amazonas e da Amazonas Filarmônica.

Diversão lírica – Pop e divertida, interativa e lírica. Assim se define a concepção de “O Morcego”, de Johann Strauss Filho, para o FAO 2013, que será encenada e cantada em português no Largo de São Sebastião, para 50 mil pessoas, com produção 100% local, no dia 26 de maio, 19h, encerrando o festival.

Dela participam o Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica. Por sua dinâmica divertida, “O Morcego” será a montagem levada para o interior pelo Governo do Estado, mais precisamente ao Município de Itapiranga.

Outra homenagem prestada pelo festival será ao centenário de nascimento de Benjamin Britten, compositor britânico, maestro e pianista (1913-1976), autor de algumas das músicas mais atraentes do século 20. Ainda menino, cantava poemas, o que se refletiu no seu trabalho, sendo mais conhecido por sua música para a voz: obras corais, ciclos de canções e, acima de tudo, uma série de óperas, entre elas “Peter Grimes”, que reviveu o lirismo inglês.

Dia 5 de maio, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) faz o Concerto Benjamin Britten 100 Anos, às 19h, no Teatro da Instalação, tendo no repertório “Sinfonia Simples Op.4”, “Serenata para Tenor, Trompas e
Cordas Op.31” e “As Iluminuras Op.18”, com regência de Marcelo de Jesus. Dia 19 de abril, às 20h, haverá um Recital Bradesco também com obras do britânico.

E por falar em recital, dia 3 de maio, o FAO dá mais uma prova da sua capacidade, depois de 16 anos, de sempre apresentar o moderno e atemporal na música clássica, realizando um verdadeiro show com 23 canções do “Queen”, no Teatro da Instalação, com violino elétrico, bateria, percussão e piano. Entre as músicas, “God Save the Queen”, “Somebody to Love”, “Barcelona”, “It’s a Hard Life”, para citar alguns clássicos do rock.

E no dia 12 de maio, acontece o Concerto do Dia das Mães, no Teatro da Instalação, com “Modinhas e Lundus”, com a Orquestra de Violões e alunos de teatro e dança do Claudio Santoro.

Ensaios – Todos os artistas estrangeiros e nacionais para o 17º Festival Amazonas de Ópera chegam até o dia 31 de março, iniciando os ensaios completos.

Os ensaios, inclusive, já acontecem desde o início do mês de março com a Filarmônica, diariamente, de 9h às 12h, no Teatro Amazonas; Coral do Amazonas, de 8h30 às 11h30, no Palácio da Justiça; Corpo de Dança, de
9h às 15h, no Teatro da Instalação, e com o Balé Folclórico, de 10h às 14h, no Teatro Américo Álvares.

XVII FAO – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.