Governo do Amazonas realizará congresso sobre inovação tecnológica alemã sustentável

25-05alemaManaus – Nos dias 27 (terça-feira) e 28 (quarta-feira) de maio, o Governo do Amazonas realizará o Congresso Sobre Inovação Tecnológica Alemã para o Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ecogerma). O evento acontecerá no Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Octávio, nº 3.555, Distrito Industrial, zona sul).
O Ecogerma faz parte da programação do Ano Alemanha-Brasil e tem como público alvo, empresários, pesquisadores, professores e estudantes. Serão realizadas palestras, seminários, exposição de serviços e tecnologias e rodadas de negócios.

O objetivo é mostrar que a ecologia e economia podem se desenvolver paralelamente por meio de tecnologias adequadas. A coordenação do encontro é uma parceria entre as secretarias estaduais de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

O evento conta com a parceria da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ, KFW), órgão do governo alemão que reúne instituições financeiras e técnicas públicas e privadas; a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK); a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Stroski, que vai fazer a palestra magna sobre resíduos e efluentes, considera o Ecogerma muito importante, porque vai tratar sobre temas relacionados à rotina do licenciamento e monitoramento ambiental executados pelo órgão.

“A forma adequada de tratar e dispor os resíduos e efluentes é requisito fundamental na produção sustentável e a atualização tecnológica para os processos é uma busca constante e que deve levar em conta as peculiaridades ambientais e de nossa região, por isso discussões neste sentido e troca de tecnologias estão sempre no campo de interesse do IPAAM”, afirmou o presidente.

Intercâmbio

Para a titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Amaral, o desenvolvimento de novas tecnologias na busca de soluções sustentáveis com investimento do setor privado é ainda mais consistente quando há a troca de experiências internacionais, fomentada pelas políticas públicas. “O Congresso Ecogerma tem o objetivo de proporcionar aos setores público e privado os diálogos de interesses regionais, com agentes internacionais que pretendem investir em uma agenda sustentável”, disse.

Momento oportuno

Para o secretário estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, Daniel Nava, o evento acontece em um momento oportuno para o desenvolvimento do setor mineral do Estado, especialmente na linha dos fertilizantes.

Segundo Nava, a presença no evento do diretor executivo da K-Utec Salt Technologies, Volker Ascmam, do instituto alemão que é referência em tecnologias para exploração e processamento de sais minerais, como o minério de potássio (Silvinita), permitirá que o Amazonas possa celebrar futuros acordos de cooperação nas áreas de pesquisa e formação de recursos humanos, demandados para a atividade de exploração e industrialização do potássio. Daniel Nava lembra que a entrada em operação da primeira mina de Silvinita, em Autazes, esta prevista para 2018.

Temas em debate

Desenvolvimento Sustentável no Polo Industrial de Manaus; Energias Renováveis e Eficiência Energética;
Desenvolvimento Sustentável do Polo Naval, Mineral e Logístico;
Gestão Sustentável de Resíduos e Efluentes.

Eventos paralelos

1) Exposições de tecnologias alemães inovadoras;
2) Rodada de negócios (Matchmaking) com participação de empresas e instituições do Amazonas e da Alemanha;
4) Atrações paralelas, como Exposições fotográficas: Patrimônios Naturais – ICMBio, Estande Informativo sobre TEEB (The Economics of Ecosystems and Biodiversity) e Exposição sobre tecnologias em energia renovável, bem como eventos culturais.

Com Informações do IPAAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.