Governador Omar Aziz prestigia noite de abertura do 48º Festival Folclórico de Parintins

O governador do Amazonas, Omar Aziz, ao lado da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, prestigiou a primeira noite de apresentações de Garantido e Caprichoso no 48º Festival Folclórico de Parintins. A festa do centenário dos bumbás também foi marcada pela inauguração do novo Bumbódromo de Parintins, que passou por obras de ampliação, modernização, além de total adaptação interna e externa às condições de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Ao chegar ao novo Bumbódromo, o governador revelou estar satisfeito com a beleza e a estrutura do centro de eventos. A ministra do Planejamento, Míriam Belchior, também acompanhou a noite de abertura do Festival, a convite do governador.

“Ampliamos o Bumbódromo para que a atividade econômica de Parintins avançasse ainda mais. Essa não é obra só para uma festa. Isso, aliado a outras ações que estamos desenvolvendo, é investimento em turismo de qualidade, é um investimento na maior atividade econômica de Parintins e queremos trazer cada vez mais pessoas para prestigiar o Festival”, afirmou o governador.

A arena de apresentações dos bois Caprichoso e Garantido passou pela maior reforma desde a sua construção em 1988. O prédio foi completamente modernizado e teve sua capacidade de público ampliada de 12,2 mil para 16,5 mil lugares, ganhando novos sistemas de som, iluminação, instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto, além de total adaptação interna e externa às condições de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Segurança – Para maior segurança no Bumbódromo, as portas de acesso ao Bumbódromo foram alargadas e o prédio ganhou mais uma entrada e mais uma saída de emergência. Um novo sistema de prevenção contra incêndio e a sinalização das rotas de saída emergencial com placas indicativas e luzes de emergência instaladas a cada 15 metros em todos os corredores e camarotes. Na parte externa, placas informativas foram afixadas indicando as rotas de saída, em caso de emergência.

Um dos maiores eventos populares do Brasil e o maior Festival Folclórico da Região Norte, o Festival de Parintins movimenta a economia do município localizado a 369 quilômetros de Manaus e este ano deve injetar mais de R$ 54 milhões na economia parintinense através do turismo, segundo levantamento da AmazonasTur.

Oportunidades de emprego e renda – Segundo Omar Aziz, outro ganho importante com o Bumbódromo é a transformação do espaço em Centro Cultural no decorrer do ano, com oferta de cursos de qualificação profissional e artística, além da abertura de um museu com a história dos bois de Parintins. “Aqui se torna o maior centro cultural do amazonas, a partir de 15 de julho, quando começam os cursos do Cetam, com mais de sete mil jovens estudando aqui, além de outros eventos que vão ocorrer e devem gerar mais emprego e renda na cidade”.

Um dos novos eventos a acontecerem no Bumbódromo é a 4ª edição do Festival de Música, organizado pela Secretaria de Cultura, que ocorrerá na cidade no mês de setembro, trazendo cantores de todo o Estado.

Centro Cultural – Por determinação do governador, iniciam no próximo dia 5 de julho as inscrições para o processo seletivo que vai contratar os profissionais para trabalhar no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), unidades de Parintins que funcionarão no Bumbódromo.

Serão 194 empregos diretos e indiretos gerados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e do Cetam. As contratações são para diferentes cargos nos níveis técnicos, instrutores, estagiários, serviços gerais e segurança. Sendo estes dois últimos terceirizados. A premissa para participar da seleção é residir em Parintins.

Saúde e cidadania – No novo Bumbódromo serão oferecidos outros serviços públicos, como um posto destinado à reabilitação por meio de fisioterapia, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), e um posto de atendimento à mulher vítima de agressão, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Na área externa do Bumbódromo, será ampliada a oferta de assistência à saúde com a transformação do posto médico em uma policlínica.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.