Governador JM vistoria obras do Prosamim no igarapé do Sesc

Governador José Melo, visita obras do Prosamim, no Igarapé do Sesc

Governador José Melo, visita obras do Prosamim, no Igarapé do Sesc
Governador José Melo, visita obras do Prosamim, no Igarapé do Sesc

Amazonas – O governador José Melo fiscalizou as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) no igarapé do Sesc, no bairro Alvorada, zona centro-oeste da cidade, nesta quarta-feira, 17 de fevereiro. Com previsão de entrega para o próximo mês, a obra está beneficiando mais de 400 pessoas da região com melhoria nas condições de infraestrutura, saneamento básico e na área de segurança pública. O investimento é da ordem de R$ 5,9 milhões com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF).

As intervenções no Igarapé do Sesc estão em fase de finalização. O projeto contempla a requalificação urbanística da área, a recuperação de mais de 270 metros do igarapé, além da implantação de espaços de esporte e lazer – como praça arborizada e uma academia ao ar livre. Durante a vistoria, o governador reuniu com moradores e determinou a construção de uma quadra poliesportiva dentro do projeto.

Para a obra no igarapé, 40 famílias foram indenizadas e tiveram as casas retiradas do leito do igarapé. Quem mora na região relata melhorias, mesmo antes da inauguração. O comerciante Moésio Moraes, 50 anos, é uma das testemunhas das mudanças na comunidade. “Antigamente, quando cheguei aqui, era muito perigoso, tínhamos problemas com a ‘bandidagem’. O local também era feio e a obra veio nos beneficiar muito, já que a segurança melhorou, assim como a qualidade de vida. Todos que moram aqui e em volta estão sendo beneficiados”.

“Antes isso era uma área vermelha. A situação era caótica, viviam alagando as casas de madeira. Os tubos de esgoto iam todos para o igarapé e quando chovia transbordava. Como não tinha fluxo, alagava todas as casas. Agora não tem mais aquela podridão. Melhorou bastante”, relatou a técnica em enfermagem Josimeire Cristina, 37 anos, residente no lugar há três anos. 

Outras obras 

Além do igarapé do Sesc, o Governo do Amazonas tem obras do Prosamim programadas e em fase de execução em outros oito igarapés em Manaus e um na cidade de Maués, que está sendo licitado. Somente neste ano, mais de R$ 400 milhões em obras estão previstos. No bairro do São Raimundo, o Prosamim está em andamento e terá, entre outras ações, a construção de sistema viário e de um conjunto residencial com 190 apartamentos. 

“Aqui (no igarapé da Sesc) tinha uma situação de insegurança muito grande quando chovia. O igarapé transbordava e invadia as casas. Aqui ficava uma região de difícil acesso para a polícia. Era uma região onde o tráfico de drogas prevalecia e resolvemos isso, não só com esse igarapé, mas com o do São Sebastião e Bindá. Vamos atuar não só para tirar as pessoas dessa situação difícil em que vivem, mas também para tirar o tráfico de drogas e melhorar a beleza da cidade”, frisou o governador.

José Melo afirmou que as intervenções do Prosamim ganharão força este ano com a obtenção do empréstimo junto ao Banco do Brasil para o pagamento de indenizações das famílias da área de influência dos projetos. “As obras do igarapé do São Raimundo estão aí em ritmo muito forte. Os recursos estão em caixa e conseguimos com o empréstimo do Banco do Brasil recursos para a desapropriação desses igarapés todos. A obra vai ter um ritmo grande, de maneira que aos poucos, apesar da crise e de todas as dificuldades, a gente vai tocando”, disse. 

Inaugurações

Para este ano, o governador anunciou que três etapas do Prosamim na bacia do São Raimundo serão inauguradas, incluindo o conjunto habitacional.

“Estamos atuando também no igarapé do Educandos e, até o final do próximo ano, faremos um encaixe e aí vamos sair do Distrito até o centro da cidade, na Manaus Moderna, por uma via expressa”, disse.

Amazonianarede-Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.