Fundo de Promoção Social beneficia produtores rurais de Rio Preto da Eva

Fps

FpsMais de 100 famílias pertencentes à Associação de Produtores Rurais da comunidade Nova Esperança (Asprones), localizada no município de Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus), foram beneficiadas pelo Governo do Amazonas com um caminhão com capacidade de oito toneladas, que vai ajudar no escoamento da produção agrícola. O veículo foi entregue nesta terça-feira, 2 de outubro, pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, e faz parte do convênio firmado entre o Governo Estadual e a associação no valor de R$ 168 mil.

O transporte deve facilitar o escoamento da produção de banana, laranja, macaxeira, cupuaçu, coco, mamão, limão, abóbora e pimenta de cheiro. A associação fornece 75 toneladas, ao mês, para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do Governo do Estado e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Governo Federal, com o programa ‘Mesa Brasil’.

Nessa mesma escala de fornecimento estão inseridas, também, as feiras regionais dos produtores, que são coordenadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e as feiras da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), na Expoagro. As feiras recebem, semanalmente, a produção da associação.

A proposta do FPS é viabilizar essas oportunidades de crescimento para as famílias do interior, conforme a presidente do FPS destacou. “Essas pessoas terão mais oportunidades agora com esse caminhão para fazer o escoamento dos produtos agrícolas que chegam para a população de Manaus. Eu fico mais feliz ainda porque vai ajudar pessoas que possuem um trabalho sério e que vai colaborar bastante para a melhoria da qualidade de vida deles, ampliando a produção e reduzindo custos”, ressaltou Nejmi Aziz.

Qualidade na produção – O caminhão trouxe mais esperança de aumento na produtividade das hortas de todo o Ramal do Banco, onde está localizada a comunidade. “Vamos agora escoar com mais qualidade e sem medo de produzir porque vai ter como levar tudo que plantamos. Antes era um problema porque não tínhamos um transporte nosso e parte da produção se perdia”, comentou Manoel Sousa, presidente da Asprones.

Redução de custos – O produtor rural Antonio Barbosa é um dos fundadores da associação. Segundo ele, o benefício pode melhorar a renda dos associados. “Esse transporte, além de ser um sonho realizado, é um apoio que vai trazer mais agilidade e aumento em nossa renda porque o aluguel dos carros que pagávamos comprometia demais nosso ganhos”.

(Por:Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.