
Manaus, AM – O forte verão amazônico, vem provocando diariamente focos de incêndio na periferia de Manaus e dando muito trabalho ao Corpo de Bombeiros que vem atuando muito no combate ao fogo. Somente no fim de semana entre o sábado (22) e o domingo (23), o Corpo de Bombeiros registrou 19 ocorrências.
Aos moradores dos bairros periféricos, onde ainda existe mato, os Corpo de Bombeiro, aconselha para que tomem cuidados especiais, como não fazer fogo próximo ao mato, não jogar pontas de cigarro entre outros cuidados para evitar que essas ações provoquem o início de incêndios.
De acordo com o Tenente Janderson Lopes, do Corpo de Bombeiros, 15 registros de focos de incêndio foram registrados somente em área verde na capital.
“São vários fatores. Altas temperaturas, a umidade relativa do ar que está baixa, a radiação propícia para queimada. Por causa desses fatores, a vegetação já pode começar a queimar por si só, dependendo da temperatura daquele momento.
No sábado e no domingo, efetuamos 15 registros em vegetação e quatro em residência”, disse. O Corpo de Bombeiros informou ainda que a maioria das ocorrências de incêndio em residência acontecem devido sobrecargas elétricas, que podem ser evitadas.
“Os casos que a gente têm acompanhado acontecem quando geralmente não tem algum adulto naquele ambiente em que ocorreu o curto-circuito e a partir daí, a propagação se tornoa realmente um incêndio. As pessoas precisam deixar aparelhos elétricos desligados ao saírem de casa. Caso falte energia, quando essa energia retorna, ela sempre vem com um pouco mais de força e isso pode iniciar um curto”, revelou.
Amazonianarede