
Manaus, AM – Forças de segurança iniciaram, oficialmente, nesta terça-feira (26) a Operação Jogos Olímpicos 2016 em Manaus. A partir desta data, todo o sistema, formado por câmeras de segurança, rádios de comunicação, Centros Integrados, passam a monitorar os pontos de interesse do evento olímpico na capita
Aeroportos, hotéis dos centros de treinamentos e Arena da Amazônia serão monitorados por câmeras de segurança internas e imageador aéreo.
Os eventos “Live Site”, que acontecerão na Ponta Negra, zona oeste da cidade, contarão também com a Plataforma de Observação Elevadas (POE), composta por 12 câmeras que auxiliarão no monitoramento durante os jogos e shows.
São 35 órgãos envolvidos na Operação Jogos Olímpicos 2016 em Manaus, uma média de dois mil servidores em cada dia de atuação.
O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, destacou a integração nas forças de segurança nas esferas Estadual, Federal e Municipal.
“A partir de hoje, oficialmente, começam as Olimpíadas pra gente, são todos os órgãos integrados, de nível Federal, Estadual e Municipal, somando forças na Operação Jogos Olímpicos 2016 para que a segurança ocorra dentro do planejamento”, comentou.
O secretário-executivo-adjunto da SSP-AM, Dan Câmara, afirmou que o SICC contempla a segurança tanto dos jogos olímpicos quanto da cidade de Manaus.
Sistema integrado
“Existe um grande Sistema Integrado de Comando e Controle, alinhado com Brasília, Rio de Janeiro e demais Sistemas Integrados de Comando e Controle, que interoperam entre si. A partir do momento que ativamos o SICC, nós garantimos segurança tanto para a cidade quanto para o evento.
Toda tecnologia, todo monitoramento, efetivo, emprego operacional estarão à disposição também da segurança da cidade”, explicou.
Representantes de 15 consulados sediados no Estado também estiveram presentes na reunião de ativação do SICC, com o objetivo de tratar das ações de segurança a partir de uma Central Integrada de Atendimento a Delegações Estrangeiras e Turistas.
Auxilio na localização, perda de passaporte, segurança, saúde e outras ocorrências envolvendo turistas estrangeiros receberão atendimento imediato através da Central Integrada, que funcionará no CICC e terá uma linha direta para atendimento pelo número (92) 36123160.
Amazonianarede