Fifa admite possibilidade de parada técnica durante jogos da Copa

(Por: Gazeta Press)

Em evento realizado neste sábado em São Paulo, o diretor médico da Fifa, Jiri Dvorak, confirmou a possibilidade de haver paradas técnicas por causa do calor durante a Copa do Mundo deste ano, que será disputada no Brasil.

Quando necessárias, as pausas durarão de três a quatro minutos, e acontecerão sempre a partir dos 30 minutos de cada tempo.

“Podemos indicar pausas adicionais para hidratação e uso de toalha geladas para os jogadores, mas esta é uma decisão médica que será tomada caso a caso, antes das partidas, pelo nossa equipe médica. Estamos muito bem preparados e fazemos de tudo para proteger a saúde dos jogadores”, afirmou Dvorak.

A decisão deve atingir principalmente jogos marcados para as 13 horas (de Brasília). Na primeira fase, serão 18 partidas neste horário, disputadas, por exemplo, na Arena das Dunas, em Natal, e na Arena Fonte Nova, em Salvador.

“Com relação à discussão sobre as altas temperaturas em algumas regiões do Brasil durante a competição, todas as nossas decisões são baseadas em dados científicos. Fizemos teste no verão, na Turquia, quando medimos a temperatura dos jogadores em situação de jogo, e publicamos esse estudo na revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. Não considero as condições no Brasil tão desafiadoras como tem se reportado”, acrescentou o médico da Fifa.

Dvorak esclareceu que a decisão sobre uma eventual partida com parada técnica será tomada no dia do confronto. “Eu mesmo visitei Manaus (cidade localizada no norte do Brasil, que só sediará jogos à noite) e comparei o calor com o de outras partes do mundo. Estamos bem preparados”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.