Início Notícias Amazonas FHAJ apresenta na terça, resultados do projeto nacional Paciente  Seguro no ano

FHAJ apresenta na terça, resultados do projeto nacional Paciente  Seguro no ano

FHAJ apresenta na terça, resultados do projeto nacional Paciente  Seguro no ano

Manaus, AM – Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), apresentará, nesta terça-feira (28/11), os resultados do Projeto Paciente Seguro – Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciativa coordenada pelo Hospital Moinhos de Ventos, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O Hospital Adriano Jorge foi um dos 15 hospitais públicos selecionados para integrar o projeto de abrangência nacional.

Uma das primeiras medidas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) é a obrigatoriedade de todos os hospitais criarem os Núcleos de Segurança do Paciente, o que já foi implantado no Hospital Adriano Jorge.

Os núcleos têm por missão promover ações para a implantação da gestão de risco no serviço de saúde, com vistas à segurança do paciente, e a integração e articulação multiprofissional nos processos de gerenciamento e gestão de riscos.

Protocolos

 O Ministério da Saúde orienta o uso de seis protocolos básicos, integrantes do PNSP, para prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde públicos e privados: identificação do paciente; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura; prática de higiene das mãos em serviços de saúde; prevenção de quedas.

“Integrar  o projeto Paciente Seguro possibilitou ao Adriano Jorge desenvolver ações educativas, formar profissionais com competência para executar atividades de melhorias contínuas em relação à Segurança do Paciente, assim como promoveu a troca de experiências e aprendizado entre os hospitais participantes.

O projeto incluiu o desenvolvimento de ferramentas de gestão, assim como de educação e práticas compartilhadas”, destacou a diretora-presidente da instituição, Christianny Sena.

Resultados

 Entre os resultados apresentados no encerramento do Projeto Paciente Seguro está à redução de 62% do percentual de lesão por pressão em pacientes internados na enfermaria de clínica médica na Fundação Hospital Adriano Jorge. Em janeiro, quando foram iniciados os trabalhos de implantação do protocolo, o indicador de processo destacava que somente 13% dos pacientes eram avaliados no momento da internação.

A atividade passou a integrar a admissão em conjunto com a SAE (Sistematização da Assistência em Enfermagem). Atualmente, este índice passou a ser de 78% de pacientes avaliados, com meta de atingir o percentual de 98% até final do ano.

Em relação à administração de medicamentos, métodos estabelecidos na FHAJ melhoraram o cuidado com os de alta vigilância. Além disso, a adoção de formulários permitiu a sistematização da devolução de medicamentos à farmácia.

A úlcera/lesão por pressão atinge principalmente pacientes hospitalizados com longa permanência, bem como os que associam fatores de risco – idade avançada, restrição ao leito ou cadeira. A lesão ocorre devido à pressão contínua de uma determinada área do corpo, com proeminência óssea, ou fricção repetida e/ou umidade.

Os locais mais frequentes são as regiões sacras (final da coluna, cóccix), parte superior do fêmur, nádegas, cotovelos, calcanhares e tronco. Este tipo de lesão pode atingir da pele até o tecido ósseo, podendo ocorrer risco de infecção ou dor. O tratamento tem custo elevado.

Amaz0ianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.