Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira

De 9 (sexta-feira) de agosto a 2 (segunda-feira) de setembro, será realizada a 57ª edição do Festival Folclórico do Amazonas. O evento será realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA – Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, s/nº, Crespo, zona sul) e conta com o apoio técnico e financeiro do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e da Prefeitura de Manaus, via Manauscult.

Cerca de 200 servidores distribuídos entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Susam, Seas, Semsa, Sempab, Manaustrans, Semulsp, Juizado da Infância e da Juventude, Eletrobras/Amazonas Energia, foram mobilizados para dar apoio na organização do Festival.

A abertura do evento foi anunciada em reunião realizada na terça-feira, dia 6, entre representantes das entidades folclóricas e o Secretário de Estado e Cultura, Robério Braga, no CCPA. “Nesta quarta-feira, deve sair a publicação das declarações de utilidade pública das entidades que se regularizaram e logo depois vamos assinar o convênio de empenho com essas entidades para que façamos mais uma edição do festival”, disse o secretário.

Para o presidente da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM), Adelson Cavalcante, apesar dos problemas para regularização jurídica, documental e de prestação de contas das agremiações, o que vem postergando o início do festival, com o apoio da SEC e da Manauscult, será possível realizar um “belo festival”.

“Teremos mais de uma centena de agremiações folclóricas no festival, nove categorias – como quadrilha, cangaço, ciranda, boi bumbá – e isso é uma diversidade significativa para a nossa cultura. Vamos fazer um belo festival”, disse Adelson Cavalcante.

Apresentações – Conforme a programação, a organização dos 25 dias de apresentação será dividida por entidades. De 9 a 23, a serão os grupos da LIGFM, Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus (AGFM), Associação Movimento Bumbás de Manaus (AMBM) e Boi Bumbá Garanhão. De 24 a 28, a programação será de responsabilidade da Associação dos Grupos Folclóricos do Amazonas (AGFAM). Já de 29 de agosto a 2 de setembro, a função será da Associação Folclórica do Amazonas (AFCAM) e Associação das Danças Folclóricas do Amazonas (ADFAM).

Disputa dos Bumbás – O boi bumbá Garanhão abre o festival, na sexta-feira (dia 9), seguido pelos Bois Brilhante e Corre Campo, no sábado (10) e domingo (11), respectivamente. Também nesses dias haverá a apresentação das danças folclóricas, dando continuidade nos demais dias do evento.

A apuração com resultado da disputa dos bois será conhecida na segunda-feira (12), às 14h, no auditório do CCPA. “No domingo, vamos resgatar um pouco da nossa história e levar para a arena o boi Tira Prosa, mas ele não participa da disputa dos bois, e também a quadrilha Marupiara”, contou o presidente da AMBM, Raimundo Nonato Torres.

(Fonte: Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.