Festival de Teatro do Amazonas poderá ser transformado em bienal

Amazonianarede – Sec

Manaus – A Secretaria Estadual de Cultura e os representantes da classe teatral no Amazonas estão avaliando a possibilidade de tornar o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) em um evento bianual, para que nos anos em que não seja realizado, todos os recursos e estrutura sejam direcionados aos municípios do interior para palestras, cursos, workshops, oficinas e apresentações voltadas para formar e estimular o surgimento de novos artistas, grupos, autores e principalmente de novas obras além das fronteiras da capital.

A proposta, sugerida pelo secretario de Cultura, Robério Braga, em reunião com os profissionais da categoria será avaliada pela Federação de Teatro do Amazonas e outras entidades representativas da classe esta semana, para posterior apresentação de suas conclusões sobre este e outros temas debatidos no encontro.

“Apesar dos grandes investimentos e ações que vem sendo realizados pelo Governo do Estado, notamos ainda uma falta de consciência das administrações municipais do interior de apoiar o teatro e a cultura de modo geral, fato que se mostra mais claramente na ausência de novos trabalhos”, afirmou o secretário ao acrescentar que caso seja aceita pelos artistas, a proposta será incluída no projeto Mandaçaia Cultural, que já existe e é destinado exclusivamente ao apoio de produções fora de Manaus.

Durante o encontro foram debatidos ainda os conteúdos e possíveis alterações nos editais que serão promovidos pelo Estado voltados para a área Teatral este ano: Programa de Apoio às Artes (ProArte), Programação Artística e o próprio festival.

Este foi o segundo encontro entre a Secretaria de Cultura e representantes dos segmentos artísticos e culturais do Estado para debater de forma democrática e transparente, projetos e a aplicação dos recursos públicos estaduais em 2013. Em um total de 12 reuniões, esta semana acontecem os debates que terminam dia 28, com o segmento literário (dia 25), de dança (dia 27) e circenses (28).

Para mais informações sobre os encontros e demais ações e projetos da Secretaria de Cultura, acesse www.facebook.com/culturadoamazonas

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.